Avon's plant in Sao Paulo

Avon’s plant in Sao Paulo

O resultado está no primeiro Índice de Reputação Empresarial Imagem Corporativa/Datafolha, que teve a indústria de beleza e higiene pessoal eleita a mais reputada do Brasil. Com notas de 7,4 para qualidade e inovação e 7,0 no tópico ética, numa escala que variava de zero a dez, a categoria liderou a avaliação, para a qual foram entrevistados mais de 2000 consumidores em 135 municípios brasileiros.

Na sequência do ranking, vieram os segmentos de veículos, alimentos, varejistas, companhias aéreas, bebidas, bancos, empresas de cartão de crédito, de telefonia e planos de saúde. Em todas as categorias, as piores notas foram dadas para o comportamento ético das corporações, entendido como a forma de agir com transparência e de maneira correta.

Avon's plant in Sao Paulo

Avon’s plant in Sao Paulo

Contudo, é a falta de qualidade o principal motivo de rejeição às empresas. Numa questão de múltipla escolha, 56% dos entrevistados afirmou deixar de consumir um produto ou serviço por esta razão. Em seguida, estão o não-cumprimento do que é prometido (ou seja, a propaganda enganosa), com 37%, e o desconhecimento da marca, com 34%.

O próximo Índice de Reputação Empresarial Imagem Corporativa/Datafolha deve ser realizado dentro de seis meses.