Xavier de Carnac - Arcade Beauty

Xavier de Carnac - Arcade Beauty

Brazil Beauty News - A Arcade Beauty se apresenta atualmente como o parceiro de "soluções inteligentes para amostras promocionais". De que forma as tecnologias digitais influenciam a atividade da empresa?

Xavier de Jarnac - As tecnologias digitais estão pouco a pouco ganhando terreno no setor de amostras promocionais e vão revolucionar a maneira como são criadas as campanhas de amostragem.

Atualmente, as tecnologias digitais representam 30% dos investimentos com publicidade feitos pelas marcas. Em breve, essa fatia será de 40%. Em muitos países, esse canal de comunicação já tem mais peso que a televisão. Entretanto, a distribuição de amostras constitui uma etapa indispensável das campanhas: mais cedo ou mais tarde, é normal oferecer ao consumidor a possibilidade de testar o produto, em particular no setor de beleza. Nossa proposta é dar assessoria aos clientes com a implementação de um sistema de distribuição de amostras a partir do universo digital, criando uma ponte entre o mundo on-line e o mundo off-line, entre a informação virtual e o ato de experimentar um produto.

Brazil Beauty News - O que a Arcade Beauty entende por "soluções inteligentes"?

Xavier de Jarnac - A tendência atual do mercado é passar de um modelo de distribuição em massa a um sistema direcionado a um público-alvo específico, ou seja, focado no consumidor. É ele, o consumidor, que decide quando e como vai se interessar por uma marca e receber uma amostra. Para acompanhar essa tendência, criamos duas ofertas: o marketing direto (envio de amostras pelo correio) e o Kiosk, um distribuidor de amostras. Essas soluções são perfeitamente adaptadas às tecnologias digitais: o consumidor solicita uma amostra e pode recebê-la por via postal ou retirá-la em um distribuidor perto de casa.

Brazil Beauty News - Dizem que o marketing direto vem ganhando novo fôlego. O senhor concorda?

Xavier de Jarnac - O envio de amostras pelo correio é efetivamente um excelente complemento ao marketing digital, gerando um retorno sobre investimento muito positivo. A Arcade Beauty oferece assessoria aos clientes nessa área, com base em um pacote de serviços: produção de amostras em formato otimizado para envio pelo correio, distribuição para o mercado internacional graças a parcerias com empresas de logística que operam em vários países, coleta de dados por meio da criação de mini-sites, análise da eficácia das campanhas, etc.

Brazil Beauty News - Essa busca de diversificação é a razão de a empresa estar investindo nos distribuidores conectados Adelpi?

Xavier de Jarnac - Nosso objetivo é oferecer às marcas de perfumes e cosméticos novas soluções para a distribuição de amostras promocionais e miniaturas de produtos, além de proporcionar ao cliente final uma experiência fluida. Portanto, a resposta a sua pergunta é sim - essa é a razão de termos investido na Adelpi e no distribuidor conectado. Com a solução Kiosk, o consumidor solicita uma amostra fazendo o cadastro on-line e depois pode retirá-la em um distribuidor perto de casa, apresentando um código que permite identificá-lo. Os dados coletados pelo Kiosk podem ser usados pela marca para desenvolver uma relação duradoura com esse consumidor ou futuro cliente, oferecendo a ele produtos adaptados a seu perfil. Além disso, a tela de toque do aparelho transforma a obtenção da amostra em uma experiência divertida, sobretudo porque pode ser conectado às redes 4G ou wifi disponíveis no local.

Para resumir, com o terminal Kiosk é possível, ao mesmo tempo, distribuir amostras promocionais de alta qualidade, tornar a obtenção da amostra um evento especial e captar informações sobre o consumidor. A Arcade Beauty apresentará os terminais Kiosk no próximo salão Pack & Gift, que será realizado em 21 e 22 de junho de 2017, em Paris.

Brazil Beauty News - Fala-se muito também em amostras conectadas.

Xavier de Jarnac - Esse é um outro campo promissor de desenvolvimento para o setor. Por definição, uma amostra é um material de pequena dimensão, que dispõe de um espaço de comunicação reduzido. Por isso, pensamos em oferecer uma experiência on-line que complementasse a relação. A solução mais conhecida no mercado é o QR code, que funciona bem na Ásia. Outra opção é a do reconhecimento visual da amostra – mas, como no caso do QR code, essa solução requer o uso de aplicativos específicos. Existem numerosas possibilidades e a Arcade Beauty está desenvolvendo sua própria solução nessa área.

Por enquanto, o uso de amostras conectadas não é a principal via desenvolvida pela empresa. Nosso desafio é proporcionar o máximo de fluidez, pois podemos obter excelentes resultados. Continuamos testando e desenvolvendo novas soluções, haja vista que existe uma real demanda por parte dos consumidores, em particular no que se refere a vantagens exclusivas.

Brazil Beauty News - As possibilidades de direcionamento das ofertas graças ao uso de tecnologia digital não acarretarão a redução do número de amostras por campanha?

Xavier de Jarnac - Não necessariamente. É perfeitamente possível a coexistência de dois sistemas: a distribuição clássica de amostras para o público, destinada a um grande número de consumidores, e, paralelamente, ofertas direcionadas a públicos-alvo específicos, a fim de fidelizar e desenvolver as experiências com os produtos. A Arcade Beauty comercializará tanto as amostras como os serviços inteligentes. Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: promover produtos por meio da distribuição de amostras. Estamos ampliando nossas competências de forma a completar a tradicional produção e distribuição em massa das amostras com novos serviços de gestão de dados. É esse o verdadeiro desafio.