Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Peclers Paris

Novos arquétipos femininos

A crescente potência da Ásia, a vitalidade cultural dos países emergentes e a conquista, pelas mulheres, de maior poder aquisitivo e melhor nível de educação são algumas das novas dinâmicas que marcam o fim de arquétipos femininos herdados da dominação patriarcal e da cultura ocidental. Cria-se espaço para uma união inédita entre feminismo e feminilidade, abrem-se alas para uma nova geração de mulheres que assumem responsabilidades econômicas e familiares. Na mídia, cresce a presença de belezas étnicas, singulares ou atípicas, abrangendo diferentes idades, tamanhos, condições e origens, sem vínculos com padrões conhecidos.

Photo: Shutterstock © Zemler

Photo: Shutterstock © Zemler

Feminina e feminista

Longe de repudiar a sedução feminina como reflexo da submissão ao desejo masculino, a atual onda feminista veicula uma visão bem mais positiva, que reconcilia força de caráter, compromisso e feminilidade. Na crista dessa onda, a nigeriana Chimamanda Adichie declara: "sou uma feminista africana feliz – não detesto os homens, gosto de gloss labial e uso salto alto para meu próprio prazer".

A cantora Beyoncé surge como porta-voz desse "feminismo feminino" ao incorporar, à letra da música Flawless, trechos de uma palestra TEDx apresentada por C. Adichie. [1]

Girls rule (A hora e a vez da mulher)

No Ocidente, 2013 foi um ano decisivo para o feminismo, a tal ponto que certos escritores chegaram a anunciar o fim dos homens (The End of Men, de H. Rosin). Embora, no dia a dia, a realidade seja menos dramática, o fenômeno do empowerment feminino revela uma profunda transformação do poder econômico, social e cultural em favor das mulheres – de todas as mulheres, seja qual for a origem.

Um fenômeno que ganhou as ruas, como mostra a revista Dazed & Confused de fevereiro de 2014 – que estampou na capa a artista queniana Lupita Nyong, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante em 2014, além de trazer uma reportagem dedicada a mulheres influentes. [2]

Modelos emergentes

Nos países emergentes, a publicidade é dominada por estereótipos que valorizam a beleza ocidental (tops de tipo caucasiano, cabelos longos, poses que reproduzem as formas mais clássicas de sedução). Hoje, porém, vemos com frequência cada vez maior editoriais e capas dando destaque a figuras femininas com traços locais e originais. Na China, por exemplo, a imagem da businesswoman começa a ser valorizada – mulheres ativas, com cabelos curtos, personalidade autêntica e estilo singular. [3]

Fora dos padrões

Desafiando os critérios da moda e rejeitando um ideal de beleza associado à juventude ou à saúde – sempre perfeitas –, o estilista Rick Owens lançou uma ousada proposta no desfile de sua coleção primavera-verão 2014, apresentada por uma trupe de step dance totalmente irada. Essa é também a linha adotada pela canadense Elly Mayday, modelo plus size da marca Forever Yours Lingerie. [4]

Impressionada com a determinação de Elly, que luta contra um câncer, a marca decidiu dar prosseguimento à campanha publicitária, apesar dos sinais visíveis da doença. [5]

Peclers Paris

Observações

[1Bibliografia: "Flawless". Beyoncé. BEYONCÉ Album, 2013.

[2Bibliografia: "Girls Rule the World". Lupita Nyong’o, Sharif Hamza, Robbie Spencer e Jasmine Cowler. Dazed & Confused, fevereiro de 2014

[3Bibliografia: "Sporty Chic". ELLE China. Yuchun Li, junho de 2013

[4"Whether you are training for a marathon... Or kicking cancers butt you need great support!". Forever Yours Lingerie, 2013 (campanha publicitária).

[5"Paris Fashion Week: Rick Owens creates a catwalk stampede". Olivia Bergin. Telegraph.com.uk, 27 de setembro de 2013 (artigo).

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Peclers Paris

A Peclers Paris, fundada em 1970, presta consultoria às empresas mais bem-sucedidas do mundo, contribuindo para a definição e implementação de suas estratégias de marca, estilo, inovação e desenvolvimento de novos produtos.

Com serviços de consultoria e análise prospectiva de tendências, a Peclers Paris atua em escala internacional, com escritórios permanentes em Nova York, Los Angeles, Munique e Xangai, além de uma rede de agentes exclusivos que atendem 15 outros países.

A Peclers Paris é uma empresa do Grupo WPP.

Site: www.peclersparis.com

Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções