Anne Charpentier, fundadora da Skinobs uma plataforma de referenciamento...

Anne Charpentier, fundadora da Skinobs uma plataforma de referenciamento especializada em testes de eficácia in vivo.

Brazil Beauty News - Qual o objetivo da nova plataforma?

Anne Charpentier - O site Skinobs oferece, a profissionais do setor de cosméticos do mundo todo, a possibilidade de buscar e identificar gratuitamente os métodos de eficácia in vivo e os laboratórios de testes mais adaptados aos atributos de seus produtos. Trata-se de uma ferramenta completa e independente, que apresenta uma visão de 360 graus dos testes de eficácia in vivo, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento de produtos em termos de desempenho, custo, rapidez e inovação.

O Skinobs oferece uma visão ímpar da biometrologia cutânea, com o referenciamento de mais de 7.200 dados cruzados sobre métodos e laboratórios, incluindo 60 atributos, 55 instrumentos de medição, 45 fabricantes internacionais de equipamentos, 30 laboratórios de ensaio internacionais, 25 métodos, 20 laboratórios de ensaio franceses e 6 categorias de produtos.

Brazil Beauty News - Qual o público-alvo da plataforma?

Anne Charpentier - Muita gente! O site é destinado aos responsáveis por P&D, formuladores, responsáveis por marketing e legislação, bem como a profissionais encarregados da avaliação de produtos e ingredientes. A proposta é ajudá-los a encontrar respostas a questões relacionadas com a eficácia dermatológica: qual o método, equipamento ou laboratório de teste mais adequado a tal tipo de produto? A plataforma traz também outras seções que permitem aprofundar a pesquisa: fichas metodológicas, catálogo, mapa, etc.

Brazil Beauty News - Como a senhora teve a ideia de criar essa ferramenta?

Anne Charpentier - A ideia de constituir esse banco de dados surgiu de um estudo realizado junto a vários representantes da indústria de cosméticos – fabricantes de princípios ativos, ingredientes, cosméticos e equipamentos, bem como laboratórios de ensaio, associações, etc. Depois de um minucioso trabalho de coleta de dados junto a fabricantes de equipamentos e laboratórios, a plataforma hoje reúne informações decisivas para as indústrias do setor.

No atual cenário - em que novos produtos são lançados com crescente rapidez - é fundamental dispor, no prazo mais curto possível, de informações detalhadas sobre os métodos existentes e ter acesso direto aos laboratórios de ensaio.

Brazil Beauty News - Como foi realizada a plataforma?

Anne Charpentier - A primeira versão da plataforma Skinobs que estamos apresentando é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar, composta por seis pessoas com sólida bagagem em matéria de tecnologia, recursos digitais e cosméticos. O estudo do projeto teve início em 2014 e contou com o apoio dos programas "Start Business", da Câmara de Comércio Internacional da região de Savoie, e "Innovizi", da região Rhône-Alpes. Para oferecer o melhor padrão de serviço aos usuários, já estamos preparando a versão 2, elaborada com base no feedback que recebemos. O objetivo é otimizar as funções disponíveis na plataforma.

Brazil Beauty News - O acesso à ferramenta é gratuito. Como será financiado o desenvolvimento do site?

Anne Charpentier - O acesso ao banco de dados e as buscas são inteiramente gratuitos para os usuários, que primeiro precisam se inscrever no site. Em relação aos fornecedores (laboratórios de ensaio, fabricantes de equipamentos e máquinas, etc.), oferecemos o referenciamento básico, também gratuitamente, pois a condição sine qua non para a qualidade desse serviço é que ele seja o mais completo possível. Além dessa fórmula inicial gratuita, oferecemos um referenciamento premium, que permite valorizar mais a empresa e seus produtos. Essa fórmula é paga, mas os membros que optam por ela dispõem de melhor apresentação gráfica no site e aparecem sempre entre as primeiras respostas às consultas feitas pelos usuários.