Apenas uma palhaçada? Nada disso: os vídeos de demonstração mostram que se trata de uma técnica de maquiagem eficaz.

Clown Color Correct Highlight & Contour screenshot video © 2015 YouTube,...

Clown Color Correct Highlight & Contour screenshot video © 2015 YouTube, LLC

A tendência surgiu com a difusão de um vídeo da blogueira especializada BellaDeLune, que realizou uma base de maquiagem com traçado marcadamente circense e, em seguida, foi esfumando para acentuar o contorno do rosto. A ideia fez sucesso: no mundo todo, as adoradoras de maquiagem estão testando o novo método e depois mostram o resultado no Instagram.

A técnica consiste em usar produtos para a pele e ir desenhando diversas formas: triângulos, gotas sob os olhos, círculos vermelhos nas maçãs do rosto, além do contorno da boca bem exagerado. Mesmo se o objetivo inicial era simplesmente se divertir um pouco, BellaDeLune vê nessa atividade um interesse mais profundo: "Embora não haja necessidade alguma de usar tanta maquiagem, nem mesmo de se maquiar, vamos combinar: é uma forma muito divertida de se expressar". E revela: "Já perdi a conta de quantas vezes me chamaram de palhaça, ou o quanto já fui odiada simplesmente porque gosto de praticar esse tipo de arte".

Usando métodos clássicos de contouring, ela traça desenhos divertidos (emoticons, por exemplo), que depois são esfumados com uma esponja. O resultado é uma maneira original e eficaz de se maquiar.

BellaDeLune conquistou adeptas entre os usuários do Instagram, gerando a publicação de muitos outros tutoriais no YouTube, entre os quais o SmashinBeauty, com instruções precisas, e o Wayne Goss, que apresenta a técnica em um rosto masculino. Sem esquecer a Bustle, que criou um vídeo hilário de seus redatores testando pessoalmente a técnica de clowning.

É impossível saber se a tendência vai pegar, mas nunca é de mais lembrar que, em beleza, como em qualquer outro setor, um pouco de humor não faz mal a ninguém!