Com quase 300 unidades distribuídas em todo o país, a Riachuelo completa 70 anos de história em 2017. Maior nome no ramo da moda no Brasil, a empresa decidiu voltar suas atenções para um novo segmento: cosméticos. Com um investimento de R$ 40 milhões, a companhia criou o Fashion Beauty, um espaço exclusivo para a venda de produtos de beleza – nacionais e importados – em sua rede.

Marcelo Poeppl, gerente de perfumaria e cosmeticos da Riachuelo

Marcelo Poeppl, gerente de perfumaria e cosmeticos da Riachuelo

Em entrevista ao Brazil Beauty News, o gerente de perfumaria e cosméticos da Riachuelo, Marcelo Poeppl, fala do desenvolvimento do projeto-piloto e a previsão de fechar o ano com mais de 160 quiosques implantados nas lojas. Ele também revela a expectativa de faturamento com o negócio e a estratégia frente à concorrência no setor varejista.

Brazil Beauty News - O que a levou Riachuelo a investir no segmento de cosméticos?

Marcelo Poeppl - O Brasil é líder em volume de venda de fragrâncias no mundo e o quarto maior consumidor global de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Enxergamos uma grande oportunidade nesse nicho, principalmente porque já temos um fluxo considerável de pessoas, principalmente mulheres, nas nossas lojas diariamente. Além disso, as pesquisas que fazemos constantemente com os nossos consumidores apontaram para esse caminho.

Brazil Beauty News - A nova investida se dá no ano em que o grupo fundador da companhia completa seu 70o aniversário e o país passa por uma grave recessão econômica. Por que a decisão ocorreu neste momento?

Marcelo Poeppl - O projeto foi desenhado há cerca de dois anos e o piloto foi inserido em cinco lojas da capital paulista no segundo semestre do ano passado. O termômetro do piloto nos deu a certeza de que seria um bom negócio e, por isso, optamos por expandir. Mesmo diante da crise, os segmentos de beleza e perfumaria são os que menos sofrem os impactos da falta de confiança do consumidor, já que cuidados pessoais se tornam “uma permissão” em tempos difíceis, o chamado “efeito batom”.

Brazil Beauty News - Quantas lojas devem receber o Fashion Beauty?

Marcelo Poeppl - Desde o projeto piloto, o Fashion Beauty já foi implantado em 66 lojas. Até o fim do ano, serão outras 100 unidades. No longo prazo, a ideia é que o espaço esteja disponível em todas as lojas.

Quiosque Fashion Beauty

Quiosque Fashion Beauty

Brazil Beauty News - Como é feita a curadoria dos produtos?

Marcelo Poeppl - Escolhemos as marcas com base nas pesquisas feitas junto aos nossos clientes no início do projeto, assim como estudos de mercado para entender quais produtos e marcas têm maior sinergia com a nossa proposta. Além disso, também nos baseamos no comportamento de compras por região, o que gera maior assertividade no mix trabalhado em cada loja.

Brazil Beauty News - Além de artigos nacionais, há perfumes e cosméticos importados. Os clientes da Riachuelo são consumidores destes tipos produtos, com valores mais elevados?

Marcelo Poeppl - Com certeza. Assim como fazemos com a moda, nosso objetivo é democratizar o acesso a itens de beleza e perfumaria nacionais e importados.

Brazil Beauty News - Qual é a expectativa de vendas de cosméticos no faturamento total da rede?

Marcelo Poeppl - No médio prazo, o Fashion Beauty deve representar 5% das vendas totais de cada loja.

Brazil Beauty News - A Renner é a maior rede de perfumaria internacional no país, segundo a Segmenta Research. Vocês entram neste mercado para concorrer diretamente com a empresa?

Marcelo Poeppl - A meta da companhia é se tornar líder na venda de perfumes importados em todo o país. Entramos nesse nicho para concorrer diretamente com todos os varejistas que atuam noe segmento. Além disso, queremos ser, dentro do mercado em que atuamos, o maior cliente de nossos principais fornecedores.