Para sua primeira fragrância para a maison da rua Cambon, o perfumista Olivier Polge escolheu apoiar sua inspiração em um momento-chave, uma reviravolta, na verdade, da vida de Gabrielle Chanel, conhecida como Coco. Um período imortalizado por um nome, o de Misia Sert, a grande amiga de Coco Chanel.

Seja no mundo da moda, da costura, da joalheria ou ainda da perfumaria, tudo é questão de transmissão na Chanel. Uma vez a mais é o caso da chegada de Olivier Polge em setembro de 2013 como perfumista, sucedendo assim o pai Jacques Polge, nariz da Parfums Chanel desde 1978.

Para sua primeira composição para a maison francesa, Polge se inspirou na vida de Coco Chanel, e decidiu dedicar essa fragrância a Misia Sert, grande amiga de Coco que marcou tanto sua vida pessoal quanto profissional.

O perfume "Misia" da Chanel, assinado por Olivier Polge. © Chanel

O perfume "Misia" da Chanel, assinado por Olivier Polge. © Chanel

Minha inspiração para esse perfume não é a própria Misia, como pessoa, mas a transformação que ela representa na vida de Gabrielle Chanel”, explica Polge.

Misia, a amiga, a musa e a descoberta

Musa e mecenas para grandes artistas dos anos 20 e 30, Misia teve um papel fundamental na vida de Coco Chanel. Não apenas apresentou a ela Veneza e sua arquitetura (que inspirou inúmeras de sua coleções, especialmente as de joias), num momento em que a estilista acabara de perder seu grande amor, Arthur Capel, em um acidente, mas além disso, a colocou em contato com inúmeros artistas incríveis e introduziu a Mademoiselle no mundo das artes.

É esse papel-chave que foi transcrito olfativamente no primeiro perfume de Olivier Polge para a Chanel. Uma composição igualmente inspirada em balés russos da Opera Garnier e em odores de maquiagem, que encantavam Gabrielle na época.

Uma essência em pó

Como parte da coleção nobre Les Exclusifs da maison francesa, a eau de toilette Misia se abre em notas de violeta aos acentos em pó, associados a matérias raras e nobres como a rosa de Grasse, a rosa turca e a íris. O fundo mescla aromas de fava tonca e benjoim do Laos.

O perfume Misia será colocado à venda a partir do dia 28 de fevereiro em alguns pontos de vendas selecionados, e antes disso na loja Chanel Beauté na rua Saint-Honoré, 382, no 1º distrito de Paris. Preço: 75 ml por 133 euros e 200 ml por 255 euros.