Depois de recuar 2% desde 2011-2013, o segmento de cosméticos para os lábios registrou alta de 9% entre 2012 e 2014 nos EUA. Segundo pesquisa recente da Mintel, as vendas devem totalizar quase 1,4 bilhão de dólares neste ano [1].

Embora os cosméticos para os lábios continuem a representar a menor porcentagem do volume total de vendas de maquiagem, atualmente esse é o segmento com melhor desempenho em termos de crescimento: no mesmo período, o segmento de cosméticos faciais registrou 6,4% (US$ 4,8 bilhões) e o de maquiagem para os olhos, 4,2% (US$ 3,4 bilhões).

Excelente participação de mercado

Uma maioria expressiva das mulheres (87%) usa cosméticos para os lábios: praticamente nove em cada dez. Os bálsamos para os lábios constituem 60% desse total e representam globalmente a maior fatia de mercado, seguido de batons, com 58%. No entanto, nota-se uma nítida disparidade entre as gerações. As mulheres de 18 a 24 anos que usam bálsamo para os lábios representam 72% das consumidoras, enquanto as que preferem batom somam 50%; já entre mulheres de mais de 65 anos, 82% usam batom e 45%, bálsamo. Entre as usuárias de cosméticos para os lábios, 67% buscam produtos umectantes ou hidratantes, enquanto 61% privilegiam cosméticos com ação duradoura e quase a metade (48%) é sensível às propriedades emolientes para os lábios.

Os cosméticos para os lábios são os produtos de maquiagem mais usados. Os bálsamos para os lábios, batons e gloss têm participações de mercado semelhantes, indicando que muitas mulheres consomem produtos labiais diferentes, dependendo da ocasião ou do visual desejado”, explica Shannon Romanowski, analista de beleza e cuidados pessoais da Mintel.

Predomínio das marcas do mercado de massa

No que se refere aos cosméticos para os lábios, mas também a outros itens de maquiagem, as usuárias têm preferência por marcas voltadas para o mercado de massa. Entretanto, marcas prestigiosas vêm ganhando espaço no segmento de produtos para o rosto. “Enquanto 44% das usuárias de marcadores ou iluminadores compram produtos de marcas de prestígio, apenas 24% das usuárias de gloss compram marcas de grife”, aponta a empresa de pesquisa de mercado.

Em geral, os cosméticos faciais são considerados um artigo de maior risco. A mulher quer estar certa de que os produtos são adaptados a seu tipo e tom de pele e, portanto, se baseia em amostras encontradas nas lojas e em orientação fornecida por consultores. Por outro lado, as mulheres que usam cosméticos para os lábios, especialmente bálsamos, tendem a comprar marcas mais baratas, em comparação com usuárias de cosméticos faciais e para os olhos. Os produtos para os lábios são considerados um artigo de baixo risco e a compra é, em parte, motivada por preços mais em conta, quando comparados com a maquiagem para o rosto e os olhos. Portanto, para os varejistas, nem sempre é fácil surfar no vasto oceano de produtos de maquiagem e ajudar as clientes na escolha de um artigo, especialmente quando a questão dos riscos – e dos preços – mais elevados pesa na balança, como no caso dos cosméticos faciais”, conclui Shannon Romanowski.