Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Marcas de beleza se rendem ao charme da neurociência

Segundo resultados de recentes pesquisas realizadas pela agência de tendências Peclers Paris, um número crescente de marcas de beleza e moda voltadas para a geração millennial estão capitalizando a forte demanda dos consumidores por produtos que proporcionem sensações e interações. Marcas importantes, como a Benefit Cosmetics, estão deixando de lado os tradicionais argumentos de venda e tentando criar um vínculo emocional mais sólido com os consumidores.

Uma brincadeira de criança - é o que podemos deduzir quando ouvimos o especialista em marketing emocional Antonio Damasio afirmar que 80% de nossas escolhas e decisões são motivadas pela emoção. Para melhorar a experiência global do consumidor na hora de comprar um produto, a biométrica e a neurociência foram convidadas a contribuir com suas ferramentas. As tecnologias de leitura de expressões faciais e de identificação de emoções são alguns exemplos dessas novas formas de captar o interesse do consumidor e seduzi-lo para que volte a comprar.

A Benefit Cosmetics, pioneira em produtos de beleza que atuam sobre as (...)

A Benefit Cosmetics, pioneira em produtos de beleza que atuam sobre as emoções, continua à frente do movimento pelo bem-estar do consumidor. © Benefit Cosmetics US / Instagram

A marca japonesa de roupas Uniqlo foi uma das pioneiras dessa tendência, ao lançar, em 2005, uma tecnologia que utiliza um algoritmo para analisar ondas cerebrais. O objetivo dessa tecnologia é ajudar os consumidores a encontrarem a camiseta perfeita e mais adequada a seu estado emocional, em meio a uma coleção que oferece 600 modelos diferentes. As marcas de cosméticos geralmente optam pelo uso de nomes sedutores para seus produtos, na esperança de mobilizarem desejos profundamente arraigados no consumidor. A lista inclui, entre outros, o perfume Happy, da Clinique, e o bálsamo facial Dr Feelgood, da Benefit. Não é de hoje que as marcas buscam oferecer fragrâncias e produtos de maquiagem capazes de influenciar o estado emocional do usuário. A diferença é que agora os profissionais de marketing digital querem dar um passo à frente, dedicando ainda mais atenção às sensações vividas pelo consumidor e ao seu bem-estar global.

A Benefit é um bom exemplo dessa estratégia. Essa gigante americana do setor de beleza, originária de San Francisco, construiu sua reputação graças à maneira divertida como se relaciona com os consumidores, declarando, por exemplo, que "o riso é o melhor cosmético", embora comande um impressionante arsenal de produtos que fazem a alegria dos usuários. No início do ano, a Benefit deixou o mundo da beleza de cabelo em pé ao lançar uma ferramenta de "tradução de sobrancelhas". O microssite, que avalia o estado emocional do usuário por meio de interpretação da expressão facial, surfa imperturbável na onda da "sobrancelhamania" - graças a pessoas como Cara Delevingne - e oferece aos internautas a possibilidade de fazer o upload de fotos de suas sobrancelhas para descobrir o que elas podem revelar sobre seu estado de espírito.

Da mesma forma que outros cosméticos que mudam de cor, o badalado Mood (...)

Da mesma forma que outros cosméticos que mudam de cor, o badalado Mood Cream, que em breve será lançado pela indie brand Chaos Makeup, tem registrado um sólido aumento no número de seguidores no Instagram. © Chaos Make Up Artist / Instagram

Com assessoria do Dr. Javid Sadr, neurocientista vinculado à Universidade de Lethbridge, no Canadá, a Benefit desenvolveu uma ferramenta de leitura facial que analisa a parte superior do rosto e identifica emoções, além de proporcionar um efeito turbinado para as sobrancelhas. Arqueada, fina, angular ou neutra, a sobrancelha diz muito sobre como nos sentimos, traduzindo emoções como alegria, tristeza, entusiasmo, etc.

A Benefit ilustrou o processo de pesquisa de mercado com este vídeo, mostrando a transeuntes como usar o tradutor de sobrancelhas on-line para obter a melhor definição:

Enquanto isso, o badalado Mood Cream, que em breve será lançado pela indie brand Chaos Makeup, traz no nome uma alusão às nuances emocionais que tingem a conexão entre o produto e seus usuários, além de lembrar os termocromáticos anéis de humor que tanto sucesso fizeram em tempos passados. O creme, desenvolvido para diversas finalidades, muda de cor em função das variações de temperatura ou ao contato com a água.

AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções