Entre as novidades lançadas pela Mane durante a edição 2018 do World Perfumery Congress, um dos destaques foi o Gnidia Flower Absolute, extrato de Gnidia Daphnifolia, flor originária de Madagascar.

Gnidia Flower Absolute

Gnidia Flower Absolute

"Essas flores selvagens cor de laranja chamaram a atenção de Jean Mane durante uma viagem que ele fez a Madagascar em 2005. Depois de algum tempo, começamos a efetuar testes com diversos extratos que deram resultados surpreendentes, levando à produção deste absoluto excepcional", explica Véronique Nyberg, diretora de Criação de Perfumes Finos da Mane.

Para lançar essa nova fragrância no mercado, a Mane trabalhou durante vários anos para cumprir os trâmites legislativos e sanitários indispensáveis à sua comercialização.

Em suas muitas facetas, as flores revelam notas de narciso, violeta, pepino, chá e tuberosa. O maltol natural contido no extrato confere uma nota gourmet à fragrância. "Um novo ingrediente como este representa um importante vetor de inovação", ressalta Véronique Nyberg. "Em um briefing, pode fazer toda a diferença".

A fibra dessa planta, conhecida em Madagascar como Mandriakiaka, é usada para confeccionar cordas e o papel Antaimoro, fabricado pelas comunidades locais do mesmo nome. Atualmente, as flores de Gnidia são colhidas manualmente por duas associações de mulheres residentes em um vilarejo que também fornece vetiver para a Mane.

No congresso de Nice, a empresa apresentou uma segunda novidade para o setor de perfumaria: o Four Corners Alcoholic Resinoid, extraído do fruto da Tetrapleura Tetraptera, ou Aridan, conhecida em Camarões com os nomes de Quatre Côtés ou Esesè e utilizada para confeccionar geleias, biscoitos e doces. Esse extrato vegetal oferece notas marcantes de rum e banana famblée, que se combinam muito bem com notas de couro.

Confira algumas das outras novidades:

- Lavandin Pure Jungle Essence, extrato de Lavandin de Provence com notas de cabeça frescas e femininas, obtidas graças à tecnologia de extração supercrítica desenvolvida pela Mane.
- Geranium Bourbon Essential Oil, óleo essencial produzido a partir de uma variedade específica de Gerânio Bourbon derivada de um cultivar originário de Madagascar, cuidadosamente selecionado em virtude de sua grande qualidade.
- Forest Pepper Pure Jungle Essence, óleo essencial obtido a partir de bagas especiadas e cítricas originárias da Tailândia, revelando um tipo inédito de notas características da família dos citrinos com acordes de laranja e pimenta-rosa complementadas por facetas aldeídicas.
- Bigaflower, ingrediente criado com base em uma seleção de moléculas cativas da Mane, entre as quais uma grande proporção de Bigarane (laranja-azeda), utilizada em virtude das notas verdes que oferece.
- Driftwood, ingrediente caracterizado por acordes ambarados e amadeirados, elaborado a partir de Ambramone, molécula cativa da Mane que oferece o esplendor de uma nota ambarada com facetas elegantes evocando madeira branca.