Em um cenário marcado por recessão econômica e forte pressão sobre os preços, a Innovation Tree – instalação que apresentava as mais recentes inovações do setor – foi novamente o centro das atenções.

Confira algumas das novidades:

- O "Single Twins Eyebrows" é um lápis com duas pontas – uma para desenhar e definir o traço da sobrancelha e a outra para preenchê-la, iluminá-la e mantê-la no lugar durante o dia todo. O produto foi desenvolvido pela Alkos, a fim de acompanhar a tendência de sobrancelhas marcadas que ganhou as ruas há algum tempo.
- Desenvolvido pela Schwan Cosmetics, o "Miracle Sensation Purple", lápis delineador ultrapigmentado cor de violeta, é um produto com longa duração (oito horas ou até mais) e acabamento mate. É resistente à água e não contém parabenos.
- A Faber-Castell idealizou um contorno labial magnético com base em uma fórmula gel que garante acabamento extraliso. As nuances disponíveis são fortemente pigmentadas e o produto tem aplicação suave e cremosa. Ele seca e endurece em uma hora, proporcionando um efeito "magnético" duradouro (oito horas).
- Embora as bocas audaciosamente maquiadas continuem reinando soberanas, o fabricante de batons Weckerle decidiu apostar em uma alternativa: a transparência. O "Ph-Antastic Lipstick" reage ao pH dos lábios no momento da aplicação, oferecendo uma cor adaptada a cada pele, com acabamento altamente brilhante e cristalino.
- No segmento de embalagens, a Qualipac buscou soluções para substituir produtos que oferecem pouca maleabilidade – como tubos de rímel, delineador e gloss. Seu novo produto, denominado "One Touch" é equipado com um exclusivo mecanismo de pressão que pode ser personalizado a partir de um amplo leque de materiais e formas.

Alto potencial de crescimento

Embora o mercado brasileiro de cosméticos tenha se mostrado particularmente resistente diante da crise econômica que assola o país desde 2014, a concorrência tornou-se cada vez mais forte. Na dança das cadeiras, muitas empresas viram seu posicionamento mudar. A Natura, por exemplo, passou de 14,9% de participação no mercado em 2010 para 11,1% em 2015. Paralelamente, o Grupo O Boticário, outro gigante do setor, evoluiu no sentido inverso: sua participação de mercado passou de 6,9% em 2010 para 10,9% em 2015.

"O Grupo O Boticário conseguiu prever as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros e dar novo rumo a seus negócios, chegando a um modelo multicanal", explica Valeria Grossmann, diretora-geral da agência de design Centdegrés no Brasil.

Nesse cenário complexo, os participantes do salão MakeUp in SaoPaulo salientaram a importância da inovação como fator de crescimento para as marcas. A Arcade Beauty e a Adhespack, empresas especializadas em amostras promocionais e embalagens descartáveis, enfatizaram o alto potencial das amostras em um mercado cada vez mais digital.

Para Daniel Fernandes de Oliveira, Business Intelligence Manager da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a maquiagem é provavelmente a categoria com maior potencial de crescimento no Brasil. O país responde por 50% do mercado de cosméticos da América Latina, mas representa apenas 42% do consumo de maquiagem. "Há vários anos, as empresas brasileiras do setor de cosméticos têm mostrado uma grande capacidade de inovar, mas sempre fazendo o possível para que os preços não disparem", explica ele. Essa é uma excelente notícia para o consumidor brasileiro, que só consegue conter sua paixão desenfreada pelos produtos de beleza quando o bolso começa a doer.