Entre os processos biológicos regulados pela epigenética, a Lipotec decidiu focalizar-se no mecanismo de controle da evolução das células progenitoras situadas na camada basal da epiderme. "Graças à capacidade que as células-tronco da camada basal têm de se dividir e se renovar, a epiderme é um dos tecidos mais ativos em termos de regeneração. Com a idade, há uma diminuição desse potencial de regeneração e da função global da epiderme, provocando o desenvolvimento de sinais de envelhecimento, como o aparecimento de rugas e a perda do brilho da pele", explica a empresa.

Para oferecer uma solução a esse problema, a Lipotec desenvolveu o Reproage, um novo peptídeo que induz uma reprogramação celular na camada basal da epiderme, mediante modulação dos elementos epigenéticos, contribuindo para reativar as células basais e a capacidade que elas têm de se regenerar. O resultado é uma melhoria visível na aparência de peles maduras.

O novo peptídeo tem ação específica sobre o microRNA-145, regulador epigenético com conhecida capacidade de inibir a atividade dos fatores de transcrição de células-tronco, resultando na diminuição do poder de regeneração das células basais. Segundo a Lipotec, "o Reproage reduz o nível de microARN-145 e aumenta o nível dos fatores de regeneração associados às células-tronco, contribuindo para melhorar as propriedades da pele".

A Lipotec realizou duas dosagens in vivo, a partir de uma solução de peptídeos a 2%, duas vezes por dia, durante 56 dias. Os testes mostraram uma melhoria geral na tonalidade da pele, que adquiriu um aspecto mais radiante, com ganho de 1,5% na luminosidade. Além disso, houve um rejuvenescimento cutâneo – com aumento da atividade de autorrenovação epidérmica, que atingiu um nível equivalente ao de uma pele 17 anos mais jovem em amostras de sujeitos na faixa etária de 50-55 anos ou mais – e até 41,3% de redução da rugosidade da pele.

"O peptídeo Reproage contribui para que a pele adquira um aspecto mais liso, mais radiante e visualmente mais jovem. O ingrediente pode ser incorporado em qualquer tipo de fórmula anti-idade para combater a desaceleração da regeneração cutânea resultante da idade, bem como em produtos desenvolvidos para rejuvenescer a pele", afirma a empresa.