Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

A In-Trend Ltd., maior agência de estudo de tendências do setor de beleza, identificou dez novas categorias de produtos capilares que estão conquistando um espaço cada vez maior no mercado. Conheça o que algumas delas prometem fazer pelos fios.

1. Pré-shampoo

Os tratamentos capilares para aplicação antes do shampoo estão ganhando terreno. Da mesma maneira que, antes do uso do secador, os fios necessitam de proteção contra o calor, os cabelos quimicamente tratados ou danificados precisam de um "escudo" apropriado antes da lavagem. Dependendo do tipo de cabelo, os pré-shampoos podem ajudar a tratar um couro cabeludo ressecado ou raízes oleosas demais, ou ainda proteger a coloração dos fios.

Um dos primeiros pré-shampoos lançados no mercado foi o Elasticizer, da PHILIP KINGSLEY, hoje considerado um produto culto. Além de oferecer um tratamento hidratante intensivo que proporciona elasticidade, movimento e brilho, protegendo os fios contra os raios UV mesmo após a lavagem, ele ajuda a preservá-los do calor de secadores e outros aparelhos.

Lançado mais recentemente, o Timeless Pre-Shampoo Treatment, da LIVING PROOF, foi formulado com a tecnologia colour seal, que cria uma película de isolação em torno dos fios, antes mesmo que a usuária entre no chuveiro.

Os consumidores também têm visto chegar ao mercado pré-shampoos com propriedades modeladoras, que facilitam a rotina do penteado. O FrizzEase 10 Days Tamer, da JOHN FRIEDA, é um tratamento pré-lavagem que proporciona maleabilidade e versatilidade aos cabelos durante dez dias, com uma única aplicação e sem uso de calor.

2. Hair Wash

Cada vez mais, os produtos que habitualmente designamos como shampoo e condicionador têm ganhando nova identidade: Hair Wash e Hair Cleansing Treatment.

Comercializado pela rede Sephora, o Hair Wash Light, da LAVETT & CHIN, limpa com suavidade, condicionando os cabelos e o couro cabeludo sem ressecar os fios, pois sua ação equilibra a oleosidade natural dos cabelos.

O Renew, lançado pela ACTIIV HAIR SCIENCE, é um produto altamente concentrado que restaura cabelos danificados pelo calor e cabelos tingidos, restabelecendo os elementos nutritivos essenciais aos fios e ao couro cabeludo.

3. Hair Rinse

Da mesma forma que o termo Hair Wash vem ganhando espaço entre os produtos para lavar os cabelos, o termo Hair Rinse vem aos poucos conquistando espaço nas prateleiras dos condicionadores e finalizadores.

O Neon Sugar Rincer, da PAUL MITCHELL, deixa os cabelos suaves, relaxados e hidratados, conferindo aos fios uma dose cotidiana de brilho. Deve ser enxaguado com água, como um condicionador tradicional.

O mercado oferece também soluções sem enxágue. Aplicados antes de pentear, esses produtos destroem e eliminam as impurezas, dando brilho e luminosidade aos cabelos.

O Volcanic Water - Final Rinse, da LAVACQUA, é um leave-in à base de água, sem enxágue, que utiliza as propriedades de minerais presentes na água de regiões vulcânicas da Itália. Além disso, combate os danos causados aos cabelos pelo uso diário de água da rede pública, dissolvendo suas impurezas.

O Lumicia Enhancing Shine Rinse, da RENE FURTERER, neutraliza os efeitos da água excessivamente calcária e sela as cutículas dos cabelos, tornando-os mais fáceis de desembaraçar e conferindo brilho excepcional.

4. Reverse shampoo

O uso de condicionadores ou finalizadores pode deixar os cabelos pesados e sem volume. A técnica de Reverse Shampoo é recomendada para pessoas que têm cabelos finos, pois ajuda a encorpar os fios. O conceito baseia-se na ideia de que, quando os cabelos são enxaguados, o condicionador nunca é totalmente retirado. São esses resíduos que deixam os cabelos pesados, sem volume e sem movimento.

Dizem que o método também faz maravilhas pelos cabelos frágeis, visto que as pontas são hidratadas – e não danificadas – pelo shampoo. Para quem tem os cabelos finos e deseja assimilar os benefícios de um condicionador rico em nutrientes, essa é a melhor maneira de lavá-los.

O fato de inverter a ordem dos produtos permite tirar proveito tanto do poder hidratante do condicionador como das propriedades de higienização do shampoo, evitando que os resíduos permaneçam nos fios. O método é simples: basta molhar os cabelos, aplicar o condicionador, deixar agir durante cinco minutos e em seguida lavar com shampoo e enxaguar.

O Résistance Soin Premier, da KÉRASTASE, foi o primeiro condicionador reverse revitalizante, desenvolvido para proteger e restaurar cabelos extremamente danificados ou desgastados por tratamentos sucessivos, evitando deixá-los com aspecto pesado.

O Beauty-Full Volume Reverse Wash and Care System, da TRESemmé, promete um efeito finalizador, conferindo volume, suavidade e leveza aos fios. A rotina é feita em duas etapas: Primeiramente, o Pre-wash Conditioner prepara os cabelos, conferindo maleabilidade e volume antes mesmo da aplicação do shampoo. O produto adere à cutícula, a fim de proteger os fios durante a lavagem, deixando os cabelos lisos e brilhantes. Na segunda etapa, o shampoo retira o peso dos cabelos.