Frequentemente descartada pela indústria alimentícia, a casca de quinoa se tornou protagonista na formulação do Nightly Refining Micro-Peel Concentrate, um tratamento para a pele lançado recentemente pela Kiehl’s, marca de cosméticos da divisão de Luxo da L’Oréal.

O produto é um tratamento noturno para refinar a textura da pele e promover uma tonalidade homogênea. Segundo a fabricante, a casca de quinoa possui níveis excepcionais de saponina, o que a torna um excelente esfoliante, e é rica em propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o ingrediente acelera a renovação celular ao limitar a coesão da camada córnea e manter a organização de lipídeos sem irritação.

O caráter natural da fórmula, que contém ácidos de frutas, extrato de cacto e ácido fítico, permite que o produto seja usado todos os dias, mesmo em peles sensíveis.

A quinoa cuja casca é utilizada pela Kiehl’s é uma semente maior e mais redonda do que a quinoa normal. Ela é cultivada na remota região de Uyuni, no sul da Bolívia, que apresenta condições climáticas extremamente severas. O ingrediente contém moléculas desenvolvidas pela quinoa ao longo de décadas para sobreviver em um ambiente de secas intensas, exposição aos raios UV, predadores e doenças.

Ao identificar estas propriedades em um material até então descartado, os químicos da Kiehl’s puderam extrair o ingrediente ativo sem causar impacto no abastecimento alimentar da quinoa. A matéria-prima é obtida em um formato concentrado e natural, pois não há transformações químicas durante a extração física. Os processos de obtenção e extração da casca de quinoa também são realizados de forma sustentável, segundo a Kiehl’s.

O Nightly Refining Micro-Peel Concentrate é vendido a R$ 338 e pode ser encontrado no site da marca ou nas lojas físicas de São Paulo e Rio de Janeiro.