Kérastase, a líder mundial em cuidados capilares profissionais de luxo, em parceria com a Withings, líder na revolução de saúde conectada, anunciou o lançamento da primeira escova de cabelos inteligente no CES na Las Vegas.

Desenvolvida em colaboração com a Incubadora de Tecnologia da Pesquisa e Inovação L’Oréal, a Kérastase Hair Coach escova combina o design de produto e os sensores avançados desenvolvidos pela Withings com algoritmos de análise de sinais com patente requerida elaborados pela L’Oréal para avaliar a qualidade dos fios e medir os efeitos das diferentes rotinas de cuidados com os cabelos. Ela vem com um aplicativo móvel que permite o acesso a dados adicionais e a recomendações de produtos personalizados para ajudar os usuários a cuidarem melhor de seus cabelos.

A escova recebeu este ano o Prêmio Internacional de Inovação do CES, que premia os produtos tecnológicos de grande público que se destacam por seu design e por sua engenharia.

De acordo com a L’Oréal, uma escovação muito enérgica dos cabelos provoca danos aos fios, incluindo quebra e pontas duplas. A escova Kérastase Hair Coach Powered by Withings minimiza estes riscos, graças aos múltiplos sensores que permitem captar informações sobre a qualidade dos fios e sobre os padrões de escovação.

Os sensores incluem:

- Um microfone que registra o som gerado pela escovação e capta os padrões para fornecer informações precisas sobre a maleabilidade, o grau de frizz, o ressecamento, as pontas duplas e a quebra dos fios.
- Células de força em 3 eixos que medem a força aplicada ao fio e ao couro cabeludo durante a escovação.
- Um acelerômetro e um giroscópio que ajudam a analisar mais detalhadamente os padrões de escovação e contam o número de passagens da escova, com um retorno tátil que alerta o usuário caso os movimentos forem vigorosos demais.
- Sensores de condutividade para determinar se a escova está sendo usada em cabelos secos ou molhados, para fornecer uma medição capilar precisa. A própria escova é à prova de borrifos de água.

Estes sensores transmitem os dados coletados automaticamente, via Wi-Fi ou Bluetooth, a um aplicativo móvel dedicado, que em seguida considera os fatores meteorológicos como umidade, temperatura, raios UV e vento, o que também influencia na maleabilidade e na qualidade dos cabelos. Ao rastrear a forma como a pessoa penteia os seus cabelos e levar em conta os aspectos da vida diária, o aplicativo da escova inteligente fornece informações valiosas que incluem o índice de qualidade dos fios, dados sobre a eficácia dos hábitos de escovação, dicas personalizadas e recomendações de produtos Kérastase.

O simples ato de escovar os cabelos dá início ao processo de coleta de dados.

A tecnologia está transformando as rotinas diárias de beleza dos consumidores, e aparelhos inteligentes têm um enorme potencial para impactar a forma como cuidamos dos nossos cabelos e da nossa pele”, disse Guive Balooch, Vice-Presidente Mundial da Incubadora de Tecnologia da Pesquisa e Inovação L’Oréal. “Ao usar tecnologias conectadas para atualizar o conceito da escova de cabelos - um acessório utilizado todos os dias pelo consumidor - Withings e Kérastase reinventaram a própria imagem da relação que uma pessoa pode ter com os seus cabelos e mostraram de que forma os aparelhos conectados podem revolucionar a indústria da beleza.

A escova será comercializada em Europa a partir de meados de 2017 a um valor inferior a 200 euros, nos salões Kérastase e no site da marca, e através dos sites de venda online da Withings e seus canais de distribuição

A previsão de chegada no Brasil é em 2018.