A tendência genderless é explicada porque estamos diante de uma mudança cultural, uma vez que os limites entre o feminino e o masculino começam a ser apagados. É claro que a sociedade está enfrentando uma mudança de mentalidade, podemos dizer que estamos em uma era de pluralidade. Somos todos seres humanos e não queremos rótulos. Novas gerações estão quebrando as normas de gênero.

Essa tendência está presente nas comunicações, já que vemos novos aplicativos com esse conceito, em alimentos e bebidas, por exemplo, no ano passado uma cerveja foi lançada com um conceito gender-free, na música e especialmente na moda, qual tem sido a categoria que mais impulsionou essa tendência.

Em cosméticos, a perfumaria é a categoria que mais se envolveu com essa tendência e vemos termos cada vez mais comuns, como genderless, gender-free e genderfull. É interessante ver como a tendência começa a decair para outras categorias, como skin care, personal care e maquiagem. As previsões das casas de tendências são de que a beleza gender-neutral ganhará muita participação de mercado.

Qual é o papel da inovação baseada em neurociência nesse contexto? Foi apresentada uma nova metodologia desenvolvida com eye-tracking que permite avaliar a preferência sobre um produto utilizando a técnica de concordância / discordância [1]. Essa metodologia foi aplicada para selecionar a nota olfativa de um perfume que mais se aproximava do conceito genderless. Neste trabalho, um painel de 62 voluntários participou, incluindo homens e mulheres heterossexuais, gays, lésbicas e transexuais. Para desenvolver a calibração, um modelo de andrógeno foi convidado a participar e após uma sessão de maquiagem e desenho capilar, havia 6 imagens em que o modelo tinha uma abordagem sem gênero, masculina e feminina. Com essas imagens, foi elaborada a metodologia de concordância e coerência para a avaliação de perfumes.

Graças à aplicação da eletroencefalografia, o perfume genderless selecionado foi retraduzido em uma dança. A criação ficou a cargo de Jaime Rincón, famoso dançarino colombiano, finalista do concurso "dancing with the stars" na Colombia.