BASF / Magnus Winter, 2014

BASF / Magnus Winter, 2014

BASF: uma epiderme bem cuidada com dois novos ingredientes de origem vegetal

A BASF desenvolveu dois novos princípios ativos com ação focalizada na epiderme: Epigenist™ e Lox-Age™. O primeiro, apresentado como um regenerador da epiderme, estimula o desenvolvimento de fibras nervosas (neuritogênese), contribuindo para recuperar a qualidade de uma pele jovem. Segundo o fabricante, ao ser aplicado sobre a pele o Epigenist™, ingrediente extraído do feijão-bambara da África (voandzeia subterranea), inverte a degradação natural das fibras nervosas, fazendo com que voltem a se desenvolver. "A epiderme ganha mais densidade e organização, e a proliferação de novas células é estimulada", explica a BASF.

O segundo princípio ativo, Lox-Age™, é obtido a partir de folhas de chicória (cichorium intybus) e atua como um corretivo do relevo cutâneo. Segundo informações divulgadas pela BASF, esse ingrediente é capaz de agir na expressão da LOX (lisil oxidase), proteína essencial cuja presença diminui com a idade, e de restabelecer sua produção a níveis equivalentes ao de uma pele jovem. A empresa ressalta que o Lox-Age™ contribui para dar à pele uma aparência rejuvenescida e oferece eficácia clínica comparável à do retinol.

Renovação e potencialização do ácido hialurônico

Com o Optim Hyal™, princípio ativo rico em Glycokines™ (oligossacarídeos que funcionam como mensageiros biomiméticos), a Sederma aposta na renovação e potencialização do ácido hialurônico. O fabricante explica que Glycokines™ imitam as características estruturais e funcionais dos fragmentos de ácido hialurônico da pele e estimulam a síntese dessa substância pelos queratinócitos e fibroblastos, restaurando seu nível ideal. Em apenas um mês, a pele parece mais jovem e ganha suavidade, hidratação e elasticidade.

Silab: compensar os desequilíbrios nutritivos da pele

Desenvolvido pela Silab, o programa nutricional anti-idade Nutripeptides® oferece uma solução completa que promete pele jovem e resplandecente. Esse princípio ativo de absorção rápida, rico em di e tripeptídeos de arroz, compensa os desequilíbrios nutritivos da pele, dinamizando o metabolismo celular e reforçando o potencial de defesa. Testado in vitro em condições drásticas de carência nutricional, o Nutripeptides® estimula os mecanismos de defesa contra o estresse, reforça a função de barreira cutânea e intensifica a síntese de proteínas da junção dermoepidérmica e da matriz extracelular. "A pele, mais bem nutrida, recupera o tônus e a vitalidade da juventude", afirma a Silab.

Paralelamente, a empresa vem explorando também o campo da epigenética, conjunto de mecanismos moleculares relacionados ao genoma e à expressão dos genes. O Epigenomyl® é um princípio ativo derivado da flor de calêndula (Calendula officinalis), cuja ação regula as modificações do epigenoma induzidas pelo tempo e pelas agressões do ambiente. Segundo a Silab, esse ingrediente permite que as células cutâneas suportem melhor o estresse e aumenta a sua longevidade.

Para combater o envelhecimento cronológico e ambiental, a Mibelle...

Para combater o envelhecimento cronológico e ambiental, a Mibelle desenvolveu o PerfectionPeptide P7

Mibelle: peptídeo encapsulado em manteiga de karité

Para combater o envelhecimento cronológico e ambiental, a Mibelle desenvolveu o PerfectionPeptide P7, heptapeptídeo que estimula os mecanismos naturais de defesa das células contra o estresse oxidativo. O princípio ativo interage especificamente com o fator de transcrição Nrf2, entrando em competição e impedindo que ele se ligue à proteína Keap1. O Nrf2 é ativado e induz a expressão de enzimas citoprotetoras, aumentando o nível de substâncias desintoxicantes. Estudos clínicos e explantes de pele demonstram maior proteção do DNA e das células de Langerhans, bem como redução das células de queimadura solar (sunburn cells) induzidas por exposição à radiação ultravioleta (UV). Para garantir a estabilidade do princípio ativo, o peptídeo encontra-se encapsulado em uma matriz à base de manteiga de karité.