Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Ingredientes cosméticos: novidades no campo de produtos anti-idade

Entre os recentes lançamentos do segmento de ingredientes cosméticos, destacam-se vários princípios ativos que combatem o envelhecimento e deixam o rosto resplandecente. A seguir, um panorama das novidades.

BASF / Magnus Winter, 2014

BASF / Magnus Winter, 2014

BASF: uma epiderme bem cuidada com dois novos ingredientes de origem vegetal

A BASF desenvolveu dois novos princípios ativos com ação focalizada na epiderme: Epigenist™ e Lox-Age™. O primeiro, apresentado como um regenerador da epiderme, estimula o desenvolvimento de fibras nervosas (neuritogênese), contribuindo para recuperar a qualidade de uma pele jovem. Segundo o fabricante, ao ser aplicado sobre a pele o Epigenist™, ingrediente extraído do feijão-bambara da África (voandzeia subterranea), inverte a degradação natural das fibras nervosas, fazendo com que voltem a se desenvolver. "A epiderme ganha mais densidade e organização, e a proliferação de novas células é estimulada", explica a BASF.

O segundo princípio ativo, Lox-Age™, é obtido a partir de folhas de chicória (cichorium intybus) e atua como um corretivo do relevo cutâneo. Segundo informações divulgadas pela BASF, esse ingrediente é capaz de agir na expressão da LOX (lisil oxidase), proteína essencial cuja presença diminui com a idade, e de restabelecer sua produção a níveis equivalentes ao de uma pele jovem. A empresa ressalta que o Lox-Age™ contribui para dar à pele uma aparência rejuvenescida e oferece eficácia clínica comparável à do retinol.

Renovação e potencialização do ácido hialurônico

Com o Optim Hyal™, princípio ativo rico em Glycokines™ (oligossacarídeos que funcionam como mensageiros biomiméticos), a Sederma aposta na renovação e potencialização do ácido hialurônico. O fabricante explica que Glycokines™ imitam as características estruturais e funcionais dos fragmentos de ácido hialurônico da pele e estimulam a síntese dessa substância pelos queratinócitos e fibroblastos, restaurando seu nível ideal. Em apenas um mês, a pele parece mais jovem e ganha suavidade, hidratação e elasticidade.

Silab: compensar os desequilíbrios nutritivos da pele

Desenvolvido pela Silab, o programa nutricional anti-idade Nutripeptides® oferece uma solução completa que promete pele jovem e resplandecente. Esse princípio ativo de absorção rápida, rico em di e tripeptídeos de arroz, compensa os desequilíbrios nutritivos da pele, dinamizando o metabolismo celular e reforçando o potencial de defesa. Testado in vitro em condições drásticas de carência nutricional, o Nutripeptides® estimula os mecanismos de defesa contra o estresse, reforça a função de barreira cutânea e intensifica a síntese de proteínas da junção dermoepidérmica e da matriz extracelular. "A pele, mais bem nutrida, recupera o tônus e a vitalidade da juventude", afirma a Silab.

Paralelamente, a empresa vem explorando também o campo da epigenética, conjunto de mecanismos moleculares relacionados ao genoma e à expressão dos genes. O Epigenomyl® é um princípio ativo derivado da flor de calêndula (Calendula officinalis), cuja ação regula as modificações do epigenoma induzidas pelo tempo e pelas agressões do ambiente. Segundo a Silab, esse ingrediente permite que as células cutâneas suportem melhor o estresse e aumenta a sua longevidade.

Para combater o envelhecimento cronológico e ambiental, a Mibelle (...)

Para combater o envelhecimento cronológico e ambiental, a Mibelle desenvolveu o PerfectionPeptide P7

Mibelle: peptídeo encapsulado em manteiga de karité

Para combater o envelhecimento cronológico e ambiental, a Mibelle desenvolveu o PerfectionPeptide P7, heptapeptídeo que estimula os mecanismos naturais de defesa das células contra o estresse oxidativo. O princípio ativo interage especificamente com o fator de transcrição Nrf2, entrando em competição e impedindo que ele se ligue à proteína Keap1. O Nrf2 é ativado e induz a expressão de enzimas citoprotetoras, aumentando o nível de substâncias desintoxicantes. Estudos clínicos e explantes de pele demonstram maior proteção do DNA e das células de Langerhans, bem como redução das células de queimadura solar (sunburn cells) induzidas por exposição à radiação ultravioleta (UV). Para garantir a estabilidade do princípio ativo, o peptídeo encontra-se encapsulado em uma matriz à base de manteiga de karité.


Régine Frick
Tradução: Maria Marques

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções