O desemprego decorrente da crise econômica está mudando as relações de trabalho do Brasil. Uma das consequências deste cenário é o declínio do perfil do assalariado e a ascensão do empreendedor, mais proativo e menos dependente de oportunidades externas para garantir sua renda e melhorar seu padrão de vida.

Eduardo Frayha, vice-presidente de vendas e marketing da Hinode

Eduardo Frayha, vice-presidente de vendas e marketing da Hinode

No caso da fabricante de produtos de beleza e cuidados pessoais Hinode, a retração da economia funcionou como trampolim. Desde que adotou o sistema de marketing multinível, em 2012, a empresa passou de 35 mil a 600 mil consultores em todo o Brasil. O número de franquias para atender os revendedores saltou de 20 para 340, enquanto o faturamento anual da companhia subiu de R$ 180 milhões para R$1,3 bilhão – um crescimento de mais de 600% em menos de cinco anos.

A mudança do modelo de negócio foi fundamental para transformar a empresa familiar, fundada em 1988, na nova potência do mercado de vendas diretas, que vem disputando espaço com as tradicionais Avon e Natura. Mas, afinal, o que é marketing multinível? Segundo Eduardo Frayha, vice-presidente de vendas e marketing da Hinode, trata-se de uma forma de remuneração de consultores autônomos baseada na revenda de produtos ou serviços. “Ao contrário da pirâmide financeira, em que os recursos gerados não possuem lastro ou pagamento de impostos, no multinível toda a bonificação da equipe de consultores é feita com base na aquisição dos produtos pelo consumidor final”, afirma ele.

Além dos ganhos aumentarem proporcionalmente ao tamanho da equipe, o lucro de 100% na revenda dos produtos da Hinode também é um poderoso chamariz, principalmente se comparado à média de 20% a 40% oferecida por grande parte dos concorrentes. Frayha destaca ainda que os mais de 450 produtos disponíveis no catálogo da empresa têm preços similares ou inferiores aos aplicados tanto pelo varejo quanto por outras empresas de vendas diretas.

No entanto, incentivos generosos e preços acessíveis não sustentam sozinhos a operação. “Capacitação é um dos pilares de crescimento da Hinode”, afirma Frayha. “Nos últimos 12 meses, acumulamos mais de cinco mil horas de treinamentos ministrados para cerca de 200 mil pessoas em todo o Brasil, além de eventos de grande porte focados na qualificação dos consultores”. Um dos palestrantes convidados para o evento que espera receber 30 mil pessoas em São Paulo é o repórter do The New York Times, Charles Duhigg, vencedor do Prêmio Pulitzer e autor do livro ‘O Poder do Hábito’.

Consultores que não podem comparecer ao treinamento presencial têm acesso ao portal Universidade Hinode, com sala de treinamento online e suporte completo para o desenvolvimento do negócio. O investimento no treinamento à distância vai ao encontro do plano da empresa de abranger regiões mais isoladas do Brasil e de acesso restrito. “Nossa estratégia é atingir esses rincões por meio da instalação de franquias, que permitem uma distribuição maior e mais ágil de produtos, além do apoio às lideranças locais”, diz Frayha. A empresa possui ainda uma loja virtual customizada para auxiliar os consultores na expansão do negócio via e-commerce. Os produtos da Hinode são comercializados diretamente com o consumidor e o revendedor fica responsável apenas pela divulgação da plataforma.

Quem enxerga o canal de vendas diretas de cosméticos como um terreno tradicionalmente feminino pode se preparar para quebrar esse estereótipo. A Hinode vem registrando um crescimento exponencial no número de consultores homens, que já representam cerca de metade do total de colaboradores. “Geralmente as mulheres primeiro se interessam pela revenda e, ao conhecerem melhor o negócio, começam a desenvolver suas equipes. Já os homens começam na Hinode em função das oportunidades que o mercado de vendas diretas oferece. Também observamos um grande contingente de consultores casais, que constroem juntos suas equipes”, diz Frayha.

Para fechar 2016 com chave de ouro, a Hinode venceu as duas principais premiações da indústria cosmética – foi escolhida pelo Prêmio ABIHPEC como Empresa do Ano e seu presidente, Sandro Rodrigues, foi reconhecido como Profissional do Ano pelo Prêmio Atualidade Cosmética.

Até o formato de propaganda televisiva foi reformulado pela Hinode. A empresa firmou um acordo com a Rede Globo que vai muito além do merchandising tradicional. Na novela Sol Nascente, a personagem Sirlene, que foi abandonada grávida pelo namorado e passou por dificuldades para sustentar seu filho, conseguiu se reerguer e mudar de vida ao se tornar consultora da Hinode. “Além da feliz coincidência entre os nomes – Hinode significa ‘sol nascente’ em japonês –, identificamos uma oportunidade de consolidar o mercado de vendas diretas junto ao público feminino,” explica Frayha. É a arte imitando a vida.