Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Pascale Brousse

Health Statement: a saúde-beleza como estilo de vida

A noção de saúde finalmente está ganhando novos horizontes. Até algum tempo atrás, na visão do grande público, a saúde era automaticamente associada à noção de doença, em particular na França. Já os países anglo-saxões, ao contrário, há muito adotaram um ponto de vista bem mais amplo: "health" abrange também prevenção e boa saúde.

Foto : © Trifonov Igor / shutterstock.com

Foto : © Trifonov Igor / shutterstock.com

Nos últimos dez anos, um número crescente de franceses tem virado as costas à alopatia e buscado medicinas alternativas, com a consciência de que cuidar de si mesmo é a melhor maneira de fazer prosperar seu capital saúde. Na França, como em muitos países europeus, a visão de saúde vem ganhando contornos cada vez mais positivos e passou a englobar beleza, bem-estar e vida sadia.

Como se traduz essa busca pela saúde, defendida, entre outros, pela geração Y, que a incorporou como parte integrante de uma nova cool attitude?

O Instagram é a rede social que mais fez pela saúde: conseguiu transformar as chatices que antigamente caracterizavam a vida sadia em um estilo de vida divertido e aspiracional, sem deixar de lado o desempenho e o culto à imagem. O exemplo mais flagrante é na área de esportes e fitness, com suas espetaculares transformações "antes e depois" que refletem perfeitamente o tipo de desafio que os jovens adoram: que tal encarar uma semana sem açúcar? Vemos surgir novas personal trainers virtuais, cada vez mais numerosas, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Madeleine Shaw, por exemplo, convida os adeptos a uma "reabilitação" global corpo/mente, ao passo que a jovem australiana Kayla Itsines propõe experiências com inspiração ligeiramente militar. Mas, seja qual for a proposta, o que não pode faltar é glamour.

Enquanto isso, algumas top models do passado lançam marcas de superalimentos (Cindy Crawford com os Essentials, Elle McPherson com seu Super Elixir, por exemplo) e grandes musas da atualidade criam novos negócios – como Beyoncé, com sua dieta revolucionária de 22 dias.

Até alguns nomes do setor de produtos orgânicos, como as marcas europeias Biocoop Dada, Baija e Tata Harper, decidiram se modernizar e adotaram padrões de design mais contemporâneos, fazendo questão de mostrar que o universo saudável não precisa ter visual austero e sem graça. Ou seja, estamos vivendo uma era revolucionária nas vendas e embalagens, liderada pelo glamour.

Paralelamente, a tecnologia vem estimulando e consolidando uma nova configuração mais prazerosa da saúde preventiva, por exemplo com novas experiências de bem-estar em imersão (cf. a proposta Digital Immersive Cycling e a meditação multissensorial da Somadome) e outros recursos, como um rastreador-tatuagem que pode ser facilmente retirado antes do banho (Tech Tat, da Chaotic Moon) e aplicativos que proporcionam momentos de paz e tranquilidade ao usuário (Pause, da Ustwo, etc.).

Ou seja, a (boa) saúde é um setor em plena expansão e vem formando alianças com várias outras áreas: ciências, tecnologia, reconexão com a natureza, moda, personalização, etc.

"Health, wellness & beauty" desponta, portanto, como a equação de um novo estilo de vida. Consequentemente, as marcas têm a oportunidade de dar à beleza uma nova perspectiva de prevenção, preconizando rituais alegres, divertidos, coletivos e eficazes. Sem esquecer que uma revolução semântica é indispensável para que essas mudanças sejam integradas e as marcas adeptas passem do brand statement ao health statement.

Trecho selecionado do novo estudo por assinatura elaborado pelo Trend Sourcing: "Health Statement Inspiration Book".
Informações: pbrousse@trendsourcing.com

Pascale Brousse
(Tradução: Maria Marques)

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Pascale Brousse

Pascale Brousse fundou em 2000 a agência internacional Trend Sourcing, que desenvolve um trabalho prospectivo especializado nos setores de beleza, saúde e bem-estar. Sua abordagem multissetorial inclui os universos do varejo, do design e da internet. Ela é também uma das fundadoras de um blog especializado no setor de varejo: www.nouveaux-concepts.com

Além disso, Pascale Brousse é:
- Copresidente do Club Marketing de la Cosmétique ADETEM (associação francesa de profissionais de marketing).
- Coordenadora do grupo de trabalho "Desenvolvimento Sustentável em Spas", da Spa-A (federação francesa de profissionais de spa e bem-estar).
- Membro do CEW (Cosmetic Executive Women), divisão França.

Contato: pbrousse@trendsourcing.com

Telefone: + 33 (0)1 48 05 69 58

Site da agência: www.trendsourcing.com

Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções