O vernáculo responsável pelo burburinho de beleza atualmente está rodeado de palavras e frases sobre como ficar mais jovem. Porém, a ideia de "coloração carotenoide" significa pouco para a maioria das pessoas, apesar de ser exatamente aquilo que você deve estar procurando para ficar mais atraente.

Para obter um tom de pele atraente, você talvez queira optar pelo consumo de...

Para obter um tom de pele atraente, você talvez queira optar pelo consumo de brocólis e outros vegetais © Okssi / shutterstock.com

Ela nada mais é do que aquele brilho sexy, saudável, resultado da ingestão de cinco porções de frutas e vegetais por dia. E um estudo inovador afirma que ela tem um efeito mais poderoso sobre a atratividade do que um bronzeado obtido por sol, também chamado de "coloração melanina".

"A coloração da pele pode surgir como resultado de dois processos diferentes: por meio de bronzeamento (melanização) ou assimilação de frutas e vegetais (ingestão de carotenoides)", explicam os pesquisadores, que realizaram três estudos separados pela internet comparando as respostas das pessoas sobre o que foi mencionado acima.

Nos dois primeiros estudos, os pesquisadores trabalharam com um grupo de 60 participantes aos quais foram mostrados 27 rostos cujos tons de pele abrangiam o eixo de cores de pele carotenoides ou daquelas associadas à melanina.

Foram mostradas aos participantes versões com alta e baixa pigmentação de cada um dos rostos e eles precisavam dizer quais semblantes pareciam mais atraentes. Os resultados indicaram uma esmagadora preferência por gradações de cores fortes.

No primeiro estudo, 86% dos participantes preferiram a aparência do rosto de alta carotenoide e 78,5% a versão de alta melanina no segundo estudo.

O terceiro estudo confrontou as cores carotenoides e de melanina, e teve como resultado uma preferência de 75,9% pela alta coloração carotenoide.

Essa pesquisa, publicada no periódico Taylor & Francis, expande descobertas sobre a coloração carotenoide que surgiu em um estudo de 2011, feito pela Universidade de Nottingham.