O sucesso dos perfumes raros ou exclusivos, à venda em apenas um pequeno número de lojas, evidenciou o desejo de um grupo seleto de clientes de resgatar o toque de exclusividade que se perdeu com a democratização dos perfumes.

Para Nathalie Pichard, consultora e editora da empresa [toPNotes], "uma nova busca pela essência do luxo vem ressurgindo – não apenas por seu caráter raro e excepcional, mas também pela extraordinária riqueza que representa como arte e know-how.

Serge Lutens: as iniciais ou o nome do cliente nos frascos

Na Maison Serge Lutens, o assunto é levado muito a sério. A marca oferece a possibilidade de mandar gravar, por um profissional especializado, as iniciais ou o nome do cliente no frasco do perfume escolhido. O custo é de 31 euros por uma inicial, 46 euros por duas, 61 euros por três e 77 euros pelo nome, fora o preço do perfume.

Atelier Cologne, personalização do estojo de viagem

Uma iniciativa semelhante foi lançada pela Atelier Cologne, que propõe a gravação das iniciais ou do nome do cliente no estojo de couro para viagem (vaporizador de 30 ml). O serviço é gratuito na compra de um produto de 200 ml. Por 20 euros, o cliente pode selecionar entre sete tonalidades para o estojo e escolher uma das duas fontes de caracteres para a gravação. As letras podem ser douradas ou prateadas, gravadas na vertical ou na horizontal. O cliente decide.

Guerlain, deixe seu recado no frasco

Mas por que se limitar a iniciais ou a um nome se melhor ainda é dizer por escrito tudo o que o coração pensa? Assim poderia ser resumida a filosofia da Guerlain em relação aos frascos dos perfumes da marca. Há vários anos, a Maison, que se tornou uma referência em matéria de personalização, oferece o serviço de gravação. O número de caracteres varia segundo o tamanho do frasco, mas o custo (25 euros) é sempre o mesmo, independentemente do texto. Cabe ao cliente decidir o conteúdo, em função da inspiração.

"A ultrapersonalização vem ganhando cada vez mais força na sociedade, alimentada pelas redes sociais e usando o fenômeno selfie como um de seus veículos de expressão", ressalta Nathalie Pichard.

Essa tendência deverá ser reforçada ainda mais com a crescente demanda por parte dos consumidores e graças a inovações tecnológicas que reduzirão o custo da personalização, oferecendo mais variedade e sofisticação. Desse ponto de vista, o desenvolvimento das impressoras 3D abriu novos horizontes para o mercado.