Quando descobriram que os homens desejam corpos voluptuosos e fartos, as mulheres se sentiram melhor em relação a seu peso, dizem os pesquisadores da Universidade Metodista do Sul (SMU) nos EUA.

A imagem corporal de uma mulher está fortemente ligada à sua percepção sobre a preferência dos homens”, diz a autora principal e psicóloga social Andrea Meltzer da SMU. Mulheres heterossexuais, diz Andrea, tendem a acreditar que os homens preferem corpos magros e controlados por dieta que dominam a mídia.

Como consequência, esse estudo sugere que as intervenções que alteram a percepção das mulheres sobre os desejos dos homens do corpo ideal feminino podem ser efetivas para melhorar sua imagem corporal de si mesmas”, diz ela.

A maior presença de modelos "plussize" na mídia poderia ajudar bastante na...

A maior presença de modelos "plussize" na mídia poderia ajudar bastante na saúde e bem-estar das mulheres, de acordo com pesquisa recente. ©AFP Photo/ Lunae Parracho

Isso seria um passo importante para a saúde das mulheres, pois pesquisas anteriores mostraram que aquelas com imagem positiva sobre seu físico tendem a comer coisas mais saudáveis, exercitar-se mais e ter uma autoimagem superior no geral. Por outro lado, aquelas infelizes com seus corpos praticam menos sexo e possuem menos satisfação sexual e matrimonial.

É possível que as mulheres levadas a crer que os homens preferem corpos maiores que os das modelos presentes na mídia possam aumentar seus níveis de autoestima e diminuir os de depressão”, diz Andrea Meltzer.

Junto com sua equipe, Andrea Meltzer realizou três estudos separados que levaram a essa conclusão, trabalhando com um total de 448 mulheres.

Partindo de pesquisas passadas segundo as quais mulheres que assistem à TV e leem revistas de moda tendem a possuir uma imagem corporal fraca, eles pediram às participantes para olharem fotos de modelos plus-size usando diversas roupas, incluindo trajes de banho. Apenas os corpos estavam visíveis, para evitar que as participantes fossem influenciadas pela aparência facial.

Diversos grupos de controle foram incluídos, e suas tarefas diziam para observarem fotos de mulheres cheinhas que não foram retratadas como sendo consideradas atraentes para os homens. Outro grupo de controle recebeu fotos de mulheres muito magras, e lhes foi dito que tais mulheres são o tipo desejado pelos homens.

Nos três estudos, as mulheres se mostraram mais positivas sobre seus corpos após olharem para fotos de mulheres voluptuosas retratadas como sendo atraentes para os homens. Apesar dos resultados positivos de seus estudos e do potencial de melhorarem a saúde das mulheres, Meltzer admite que não está clara a duração da imagem corporal positiva resultante, e que a mídia continua sendo um grande empecilho para desfazê-la.

A pesquisa foi publicada no periódico Social Psychological & Personality Science.