O esmalte tornou-se um verdadeiro produto em uma linha de produtos de maquiagem, a nível internacional. Para certas pessoas, esmaltes são verdadeiros acessórios de moda. E de fato, o esmalte evoluiu muito!

Entre as mudanças que afetaram este produto cosmético podemos destacar um fator chave: a evolução necessária das fórmulas para que esteja em conformidade com os regulamentos internacionais.

Estas mudanças incluem:
- A supressão do tolueno (cerca de 25% da formulação!).
- A supressão da resina de formaldeído.
- A supressão dos ftalatos.
- A introdução de contas, purpurina, pó de alumínio, etc.

Com essas mudanças, os formuladores tiveram que enfrentar e superar grandes desafios em termos de estabilidade, e para ampliar o leque de esmaltes e torná-lo ainda mais estável. Tiveram também um grande impacto positivo sobre as características e o desempenho do produto. Por exemplo, há algumas décadas, um esmalte "secagem rápida" teria secado em alguns minutos. Hoje, qualquer esmalte padrão seca em poucos minutos, enquanto que um esmalte "secagem rápida" seca em menos de um minuto, praticamente sem alterar as suas propriedades de duração.

Também foi necessário adaptar os esmaltes a mercados específicos, como o Brasil, onde a situação econômica e as condições de uso são diferentes das outras regiões econômicas.

O esmalte também evoluiu de forma significativa em termos de:
- Packaging: formas dos frascos, escovas, fechos, materiais...
- Efeitos especiais: textura rachada, esmalte magnético, textura de gel...

Todas esses temas serão discutidos durante a mesa redonda no dia 3 de dezembro, às 13:30 durante MakeUp in SaoPaulo.

O painel, com a participação de Pierre Miasnik (Fiabila); Eric Wimmer (Garance Inc.); Cecilia Manzoni (Baralan), desenvolverá todos esses pontos e muitos outros, e terá muito prazer em responder às perguntas da plateia.

MakeUp in São Paulo
3 a 4 de dezembro
Renaissance São Paulo Hotel
Alameda Santos, 2233 - Cerqueira Cesar
São Paulo - SP 01419-002 Brazil

www.makeup-in-saopaulo.com