Com quase 50 anos de história, um catálogo com mais de 500 produtos de cuidados e transformação para os cabelos e marcas tradicionais como a linha de tratamento Novex e a tintura Maxton, a Embelleze tem uma posição mais do que consolidada no Brasil. Mantendo um crescimento médio anual na casa dos dois dígitos, a empresa também vem aumentando sua presença em mercados internacionais.

Jomar Beltrame, vice-presidente do Sistema Embelleze

Jomar Beltrame, vice-presidente do Sistema Embelleze

A Embelleze foi fundada em Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio de Janeiro, e possui hoje filiais nos EUA e em Portugal, além de distribuir seus produtos para mais de 30 países, incluindo Inglaterra, Espanha, Holanda, Colômbia e Angola. A conta não vai para por aí: neste ano, a companhia inaugura duas novas fábricas, uma na Venezuela, prevista para o mês de setembro, e outra na República Dominicana, que deve iniciar as operações em outubro.

Tomamos a decisão de abrir fábricas nessas regiões para atender a demanda local e facilitar o processo de ampliação para países onde ainda não estamos presentes”, diz Jomar Beltrame, vice-presidente do Sistema Embelleze – conglomerado que reúne a marca de cosméticos, o Instituto Embelleze, dedicado à formação de profissionais de beleza, o Embelleze Salon, que desenvolve produtos para uso profissional, e o salão BellezaPura, especializado no tratamento intensivo dos cabelos.

Atualmente, o mercado externo é responsável por 15% do faturamento total da Embelleze. “Com o dólar favorável às exportações, queremos aumentar o percentual para 18% a 20% do total de vendas”, revela Beltrame. Para ele, o momento é oportuno para o comércio externo, mas conquistar novos mercados e unidades de negócios, como o segmento profissional, também um grande desafio.

Não à toa, a empresa lançou recentemente sua primeira linha de produtos profissionais destinada exclusivamente ao público internacional, a NutriSalon. Composta por xampu antirresíduos, primer capilar, sistema de alisamento progressivo e blindagem capilar, a linha traz rótulos escritos em inglês, francês e árabe.

O lançamento da NutriSalon faz parte do planejamento estratégico de nossa atuação no exterior. Percebemos a oportunidade de levar a qualidade dos produtos Embelleze e os segredos de beleza da mulher brasileira para um segmento tão fundamental quanto o profissional”, afirma o vice-presidente.

Mas engana-se quem pensa que a empresa só concentra esforços no mercado externo. Desde 2014, a Embelleze passou a trabalhar no Brasil com dois ciclos de lançamentos, nos meses de abril e agosto, e não mais apenas em setembro, como fazia até então. No ano passado, também apostou em alguns nichos de consumo, como cabelos cacheados e louros platinados.

Ao invés de frearmos os lançamentos nesta época de recessão econômica no país, nossa linha de produção se tornou ainda mais ativa. Percebemos que a mulher brasileira não deixou de consumir produtos de beleza. Ela pode não comprar um produto de valor elevado, mas busca no mercado algo semelhante com bom custo-benefício”, diz Beltrame.

De acordo com o executivo, a consumidora brasileira está sempre à procura de novidades. Em geral, a gôndola de produtos de beleza muda cerca de 20% no país a cada ano. Na Embelleze, 40% das vendas vêm de novos produtos, entre lançamentos e relançamentos, que voltam ao mercado com alterações de ingredientes ou embalagem. “Não passamos um dia sequer sem idealizar ou produzir algo novo. A brasileira ama novidades!”, completa.