Franco Boni, presidente do Grupo BolognaFiere

Franco Boni, presidente do Grupo BolognaFiere

"Antes mesmo de começar, a edição 2017 já está colecionando recordes", declarou Franco Boni, presidente do Grupo BolognaFiere. A previsão é que o 50º Cosmoprof receba 2.604 expositores (94 a mais que em 2016) provenientes de 69 países. Com um crescimento de 7% no número de expositores, dos quais 73% não são italianos, os organizadores preveem um aumento considerável também no número de visitantes. Por enquanto, as inscrições on-line já superaram em 10% o número de visitantes da edição 2016 na mesma data.

Esse tradicional salão – organizado em colaboração com a Cosmetica Italia, associação italiana de fabricantes de cosméticos, e com o apoio do Ministério italiano do Desenvolvimento Econômico e da Agência Italiana do Comércio (ITA) – foi apontado pelo Ministério italiano da Economia como um dos eventos mais atraentes para o público internacional organizados no país. A próxima edição consolidará essa liderança, e a melhor prova é que 29 pavilhões nacionais participarão da exposição, o que representa +16% em relação à edição anterior. Pela primeira vez na história, o salão contará com a presença de Argentina, Chile, Japão, Letônia e Emirados Árabes Unidos.

Primeira edição do Cosmoprime

Para comemorar a 50ª edição do salão, o Cosmoprof Worldwide Bologna decidiu lançar o Cosmoprime, um novo espaço destinado aos segmentos masstige, prestígio e nicho. O público poderá descobrir este novo conceito de 16 a 19 de março de 2017.

Com 151 expositores, sendo 81% de fora da Itália (28 países representados), o Cosmoprime objetiva oferecer soluções aos varejistas que buscam diferenciação e novidades internacionais.

Outro destaque do Cosmoprime é o espaço The Perfume Factory, que oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecer uma verdadeira linha de fabricação de perfumes, abrangendo a composição olfativa, a maceração, a filtragem e o envase, sem esquecer o processo de embalagem. Para marcar o 50º aniversário do Cosmoprof Worldwide Bologna, o salão lançará um perfume em edição limitada, em colaboração com vários fornecedores importantes: ICR, Bormioli Luigi, Candiani, Aptar, Groupe Ima, Coven Egidio, Pusterla 1880 e Industrial Box. A fragrância, criada pelo perfumista Luca Maffei, é uma Eau de Cologne unissex com pegada contemporânea e sofisticada.

A beleza multiétnica e orgânica em destaque

O próximo Cosmoprof acolherá também a primeira edição do Tones of Beauty, projeto dedicado à beleza multiétnica, reunindo marcas de cosméticos do segmento "Black & Brown".

Outra novidade do Cosmoprime é a criação do espaço BeOrganic, inteiramente dedicado a empresas que atuam na produção de cosméticos com certificação orgânica.

A escalada da Cosmopack

Segundo previsões dos organizadores, o número de expositores que participam do Cosmopack – ala do salão voltada para a cadeia de abastecimento da indústria de beleza – deve aumentar 8%. Metade desses profissionais são originários de fora da Itália e representam 29 países (principalmente nações da Europa, além de Turquia, Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Japão).