Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Deinove e Greentech desejam comercializar ingredientes cosméticos derivados de bactérias

A Deinove e a Greentech se associaram para desenvolver e comercializar novos ingredientes cosméticos para cuidados da pele, baseados em bactérias raras, em particular do gênero Deinococcus. O objetivo é lançar o primeiro ingrediente no mercado dentro de 18 a 24 meses.

A Greentech escolheu a Deinove para desenvolver novos princípios ativos a partir de bactérias extremófilas. Com o objetivo de identificar atividades passíveis de aproveitamento em cosméticos, a Deinove já efetuou a crivagem das cepas. Na próxima etapa, as equipes de P&D da Greentech e da Deinove poderão dar continuidade aos testes e trabalhar na produção, purificação e formulação de vários componentes, tendo como meta lançar o primeiro ingrediente no mercado até o final de 2018.

"Desde o início, o foco das pesquisas é a extraordinária capacidade desses micro-organismos de se adaptar e sobreviver em ambientes extremos – calor, frio, hipersalinidade, radioatividade, acidez, alcalinidade, etc. As bactérias da Deinove são únicas e podem oferecer um real valor agregado a nossa carteira de ingredientes voltados para a proteção e a beleza da pele", explica Jean-Yves Berthon, diretor-presidente da Greentech.

430 cepas selvagens

Em 2016, a Deinove deu início a um amplo programa de crivagem de sua coleção de bactérias, a fim de identificar cepas que apresentassem atividades interessantes e passíveis de aproveitamento em aplicações cosméticas, principalmente no segmento de cuidados da pele. Uma seleção de 430 cepas selvagens foi submetida a crivagem pelo laboratório Fluofarma, especializado em testes celulares realizados com o objetivo de avaliar o efeito de compostos em diversas aplicações, sobretudo para o setor de cosméticos.

As operações de crivagem in vitro possibilitaram a identificação de dezenas de cepas com propriedades relevantes para as áreas de cosméticos, nutrição e saúde:

- Propriedades antioxidantes, com ação anti-idade, efeito tensor e proteção contra raios UV, entre outros.
- Propriedades anti-inflamatórias, em particular efeito calmante (para peles sensíveis, irritadas ou em cosméticos para pós-operatório).
- Propriedades cicatrizantes, para peles danificadas ou lesionadas e aplicações em pós-operatório, com ação reparadora e anti-idade.
- Ativação da lipólise, com ação redutora e anticelulite.
- Ação sobre o armazenamento lipídico, abrindo perspectivas para estudos sobre efeitos tonificantes e hidratantes, entre outros.

"Esses resultados constituem uma base sólida para o desenvolvimento de nossas atividades, que inicialmente serão focadas no setor de cosméticos, em particular para pele e cabelos. Como imaginávamos, nossa coleção de cepas oferece um extraordinário potencial. As pesquisas realizadas comprovaram plenamente esse potencial e permitiram constituir um catálogo de cepas com propriedades identificadas e variadas", ressalta Emmanuel Petiot, diretor-geral da Deinove.

Sediada em Montpellier, na França, a Deinove já registrou cerca de 160 patentes no mercado internacional. A empresa conta com dois elementos que fazem o seu diferencial: uma coleção de cepas única do mundo, reunindo 6 mil bactérias raras e ainda inexploradas, principalmente do gênero Deinococcus; e uma plataforma própria de engenharia genética, metabólica e de processos fermentativos, onde essas bactérias – verdadeiras microfábricas naturais – podem ser transformadas, a pedido de terceiros, em novos padrões industriais.

(Tradução: Maria Marques)

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Lipotec
Alimente sua pele com uma colorida rotina de beleza

Atualmente, cada vez mais consumidores de todas as idades estão preocupados com o meio ambiente e com o impacto humano que eles deixam na Terra. Uma vida saudável em harmonia com o planeta tornou-se um objetivo essencial atualmente. As pessoas tornaram-se mais cautelosas e conscientes de seus padrões de consumo - dos alimentos que (...)

+ informações

Seções