A Greentech escolheu a Deinove para desenvolver novos princípios ativos a partir de bactérias extremófilas. Com o objetivo de identificar atividades passíveis de aproveitamento em cosméticos, a Deinove já efetuou a crivagem das cepas. Na próxima etapa, as equipes de P&D da Greentech e da Deinove poderão dar continuidade aos testes e trabalhar na produção, purificação e formulação de vários componentes, tendo como meta lançar o primeiro ingrediente no mercado até o final de 2018.

"Desde o início, o foco das pesquisas é a extraordinária capacidade desses micro-organismos de se adaptar e sobreviver em ambientes extremos – calor, frio, hipersalinidade, radioatividade, acidez, alcalinidade, etc. As bactérias da Deinove são únicas e podem oferecer um real valor agregado a nossa carteira de ingredientes voltados para a proteção e a beleza da pele", explica Jean-Yves Berthon, diretor-presidente da Greentech.

430 cepas selvagens

Em 2016, a Deinove deu início a um amplo programa de crivagem de sua coleção de bactérias, a fim de identificar cepas que apresentassem atividades interessantes e passíveis de aproveitamento em aplicações cosméticas, principalmente no segmento de cuidados da pele. Uma seleção de 430 cepas selvagens foi submetida a crivagem pelo laboratório Fluofarma, especializado em testes celulares realizados com o objetivo de avaliar o efeito de compostos em diversas aplicações, sobretudo para o setor de cosméticos.

As operações de crivagem in vitro possibilitaram a identificação de dezenas de cepas com propriedades relevantes para as áreas de cosméticos, nutrição e saúde:

- Propriedades antioxidantes, com ação anti-idade, efeito tensor e proteção contra raios UV, entre outros.
- Propriedades anti-inflamatórias, em particular efeito calmante (para peles sensíveis, irritadas ou em cosméticos para pós-operatório).
- Propriedades cicatrizantes, para peles danificadas ou lesionadas e aplicações em pós-operatório, com ação reparadora e anti-idade.
- Ativação da lipólise, com ação redutora e anticelulite.
- Ação sobre o armazenamento lipídico, abrindo perspectivas para estudos sobre efeitos tonificantes e hidratantes, entre outros.

"Esses resultados constituem uma base sólida para o desenvolvimento de nossas atividades, que inicialmente serão focadas no setor de cosméticos, em particular para pele e cabelos. Como imaginávamos, nossa coleção de cepas oferece um extraordinário potencial. As pesquisas realizadas comprovaram plenamente esse potencial e permitiram constituir um catálogo de cepas com propriedades identificadas e variadas", ressalta Emmanuel Petiot, diretor-geral da Deinove.

Sediada em Montpellier, na França, a Deinove já registrou cerca de 160 patentes no mercado internacional. A empresa conta com dois elementos que fazem o seu diferencial: uma coleção de cepas única do mundo, reunindo 6 mil bactérias raras e ainda inexploradas, principalmente do gênero Deinococcus; e uma plataforma própria de engenharia genética, metabólica e de processos fermentativos, onde essas bactérias – verdadeiras microfábricas naturais – podem ser transformadas, a pedido de terceiros, em novos padrões industriais.