Quando a Dailus Color foi inaugurada, em 2006, 25% da população brasileira com mais de 16 anos já estava conectada na internet – mesmo que metade dela ainda usasse conexão discada – e começava a interagir pelas redes sociais, mais precisamente, pelo Orkut, que acabava de ganhar uma versão em português.

Soraia Arraes, gerente de marketing da Dailus Color

Soraia Arraes, gerente de marketing da Dailus Color

A Dailus é uma empresa que nasceu no digital. O perfil da nossa consumidora é vanguardista. São mulheres jovens, na faixa de 19 a 25 anos, que estão sempre antenadas, de olho no atual. Precisamos acompanhá-las diariamente”, diz Soraia Arraes, gerente de marketing da companhia.

A marca brasileira de maquiagens não só está presente no mundo digital, com website e a loja virtual Bonita Club, como é ativa e engajada nas redes sociais. Com mais de 4,2 milhões de seguidores no Facebook e 1,3 milhão no Instagram (pouco menos que o perfil dedicado à maquiagem da Natura, com 1,6 milhão), a Dailus fala diretamente ao seu público. “Nossa consumidora é ávida por novidades do mercado de beleza e procuramos sempre disponibilizar em tempo real o que ela busca”, afirma Arraes.

O posicionamento online da marca vai muito além da divulgação de produtos. No último Dia dos Namorados, ao lado de figuras que representavam casais heterossexuais e homossexuais, a empresa se manifestou: “Existem várias formas de amar e a Dailus apoia todas elas”. Poucos dias depois, em homenagem à data que celebra o orgulho LGBT (28 de junho), publicou em seus canais vídeos em que rapazes se maquiavam e uma mensagem que dizia: “A Dailus tem como missão colorir a vida, independente de cor, gênero ou raça”. “As pessoas precisam se amar mais e se respeitar mais, por isso levantamos a bandeira da igualdade e da diversidade de gêneros”, explica a gerente de marketing.

Também exaltando a diversidade, a marca lançou no mês de abril os produtos ‘Nude Cada um Tem o Seu’. “Desenvolvemos o plano de comunicação da linha entendendo que toda mulher é única e tem sua própria beleza, muito bem representada pelo seu tom de pele”, diz Soraia Arraes.

Cassiana Gludwatz, coordenadora de marketing da Dailus Color

Cassiana Gludwatz, coordenadora de marketing da Dailus Color

Com batom cremoso, batom líquido, esmalte e quarteto de sombras em diferentes tonalidades de nude, a coleção tem preços que vão de R$ 6 a R$ 23, seguindo a política de valores acessíveis da Dailus, cuja produção terceirizada é distribuída em perfumarias, drogarias e grandes redes de varejo em todo o país, como o Wal-Mart. “Temos o compromisso de democratizar o uso da maquiagem”, afirma Cassiana Gludwatz, coordenadora de marketing da empresa.

Para isso, uma nova estratégia foi traçada: a criação de um espaço dedicado à capacitação profissional. Recém-inaugurado na cidade de São Paulo, o Instituto Dailus tem em sua grade cursos de formação técnica, workshops, palestras e eventos que abordarão tendências atuais em maquiagem, beleza e moda e devem alcançar diversos públicos, desde maquiadores com experiência no mercado até o consumidor final. “O objetivo é compartilhar conhecimento e informação, multiplicar talentos e formar os melhores profissionais do mercado”, diz Gludwatz.

Até o final deste ano, o instituto atenderá apenas colaboradores da marca, abrindo para o público externo no primeiro semestre de 2018. A programação e os valores dos cursos ainda não foram divulgados. “Queremos transformar e melhorar a vida das pessoas por meio da maquiagem”, completa Fernando Rossi, diretor comercial e fundador da Dailus Color.