Quando a Dailus Color foi inaugurada, em 2006, 25% da população brasileira com mais de 16 anos já estava conectada na internet – mesmo que metade dela ainda usasse conexão discada – e começava a interagir pelas redes sociais, mais precisamente, pelo Orkut, que acabava de ganhar uma versão em português.

Soraia Arraes, gerente de marketing da Dailus Color

A Dailus é uma empresa que nasceu no digital. O perfil da nossa consumidora é vanguardista. São mulheres jovens, na faixa de 19 a 25 anos, que estão sempre antenadas, de olho no atual. Precisamos acompanhá-las diariamente”, diz Soraia Arraes, gerente de marketing da companhia.

A marca brasileira de maquiagens não só está presente no mundo digital, com website e a loja virtual Bonita Club, como é ativa e engajada nas redes sociais. Com mais de 4,2 milhões de seguidores no Facebook e 1,3 milhão no Instagram (pouco menos que o perfil dedicado à maquiagem da Natura, com 1,6 milhão), a Dailus fala diretamente ao seu público. “Nossa consumidora é ávida por novidades do mercado de beleza e procuramos sempre disponibilizar em tempo real o que ela busca”, afirma Arraes.

O posicionamento online da marca vai muito além da divulgação de produtos. No último Dia dos Namorados, ao lado de figuras que representavam casais heterossexuais e homossexuais, a empresa se manifestou: “Existem várias formas de amar e a Dailus apoia todas elas”. Poucos dias depois, em homenagem à data que celebra o orgulho LGBT (28 de junho), publicou em seus canais vídeos em que rapazes se maquiavam e uma mensagem que dizia: “A Dailus tem como missão colorir a vida, independente de cor, gênero ou raça”. “As pessoas precisam se amar mais e se respeitar mais, por isso levantamos a bandeira da igualdade e da diversidade de gêneros”, explica a gerente de marketing.

Também exaltando a diversidade, a marca lançou no mês de abril os produtos ‘Nude Cada um Tem o Seu’. “Desenvolvemos o plano de comunicação da linha entendendo que toda mulher é única e tem sua própria beleza, muito bem representada pelo seu tom de pele”, diz Soraia Arraes.

Cassiana Gludwatz, coordenadora de marketing da Dailus Color

Com batom cremoso, batom líquido, esmalte e quarteto de sombras em diferentes tonalidades de nude, a coleção tem preços que vão de R$ 6 a R$ 23, seguindo a política de valores acessíveis da Dailus, cuja produção terceirizada é distribuída em perfumarias, drogarias e grandes redes de varejo em todo o país, como o Wal-Mart. “Temos o compromisso de democratizar o uso da maquiagem”, afirma Cassiana Gludwatz, coordenadora de marketing da empresa.

Para isso, uma nova estratégia foi traçada: a criação de um espaço dedicado à capacitação profissional. Recém-inaugurado na cidade de São Paulo, o Instituto Dailus tem em sua grade cursos de formação técnica, workshops, palestras e eventos que abordarão tendências atuais em maquiagem, beleza e moda e devem alcançar diversos públicos, desde maquiadores com experiência no mercado até o consumidor final. “O objetivo é compartilhar conhecimento e informação, multiplicar talentos e formar os melhores profissionais do mercado”, diz Gludwatz.

Até o final deste ano, o instituto atenderá apenas colaboradores da marca, abrindo para o público externo no primeiro semestre de 2018. A programação e os valores dos cursos ainda não foram divulgados. “Queremos transformar e melhorar a vida das pessoas por meio da maquiagem”, completa Fernando Rossi, diretor comercial e fundador da Dailus Color.