Com mais de 2.500 empresas expositoras, sendo 73% de fora da Itália, a 49ª edição do Cosmoprof promete ser a mais internacional de todas. O salão receberá também 25 estandes coletivos internacionais, com vários países estreantes: África do Sul, Austrália, Índia, Marrocos e Indonésia.

Duccio Campagnoli, presidente da BolognaFiere

Duccio Campagnoli, presidente da BolognaFiere

"O Cosmoprof Worldwide Bologna ganha vigor ano após ano, tornando-se cada vez mais internacional. Graças a uma série de road shows que apresentam o evento, o Cosmoprof, referência para os principais mercados internacionais, vem atraindo um número crescente de expositores, bem como profissionais, compradores, pesquisadores e os mais importantes institutos de pesquisa e análise de tendências de diversos países. Essas empresas acompanham o Cosmoprof não apenas em Bolonha, como também nas edições de Las Vegas e Hong Kong", explica Duccio Campagnoli, presidente da BolognaFiere, empresa organizadora do salão. "A crescente internacionalização é um dos pontos altos do Cosmoprof".

Quanto aos visitantes, os organizadores estimam que a próxima edição baterá os recordes anteriores, visto que a pré-venda de ingressos on-line registrou aumento de 19%. No ano passado, o salão recebeu cerca de 248 mil pessoas, sendo 79 mil provenientes de outros países.

Pela primeira vez, um setor dedicado a cosméticos Halal

A 49ª edição do Cosmoprof Worldwide Bologna reserva, pela primeira vez em sua história, um espaço de exposição inteiramente dedicado aos fabricantes e distribuidores de cosméticos com certificação Halal. Situado no pavilhão Natural Cosmetics, o espaço é parte integrante do projeto Halal Beauty Care & Spa, resultado de uma parceria com a WHAD (World Halal Development), organismo italiano de certificação Halal.

"Com crescimento mundial de 12% ao ano (e de até 19% nos países do Conselho de Cooperação do Golfo) e um número de consumidores potenciais que representa um terço da população mundial, o segmento de cosméticos Halal é uma tendência em plena expansão", explicam os organizadores do Cosmoprof.

Embora os cosméticos Halal sejam consumidos, em sua maioria, pela população muçulmana do Sudeste Asiático e Oriente Médio, a tendência interessa diretamente marcas e fabricantes internacionais: a título de exemplo, 80% dos produtos comercializados nos países do Conselho de Cooperação do Golfo são fabricados na Europa, principalmente na França e na Itália. Além disso, como esses produtos ressaltam "o uso de ingredientes naturais, o processo de produção, o comércio justo e a sustentabilidade, são cada vez mais procurados pelo público não muçulmano".

Entre os expositores, a Acumen International Trading apresentará a Love Your Nails, linha de esmaltes com certificação Halal; a Cultivator Natural Products levará suas linhas de tinturas capilares; a Intercosmetica vai expor diversas formulações com certificação Halal, enquanto a Khadija Cosmetics apresentará uma linha de maquiagem Halal. Ao todo, cerca de 15 empresas estarão reunidas nesse espaço.