Leonardo DiCaprio com seu "man bun" © AFP Photo / Timothy A....

Leonardo DiCaprio com seu "man bun" © AFP Photo / Timothy A. Clary

O relatório Beauty Trends 2015, Hair Care Edition (U.S.), elaborado pelo Google com base nas palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários entre janeiro de 2013 e agosto de 2015, acaba de revelar que o man bun, ou coque masculino, foi um dos estilos de cabelo mais procurados on-line. Na onda dos astros de Hollywood Harry Styles, Jared Leto e Leonardo DiCaprio, o coque virou febre mundo afora desde que começou a ganhar adeptos, em 2014. Entre as buscas mais frequentes registradas pelo Google estão "como deixar os cabelos crescerem para fazer um coque masculino" e "como prender um coque masculino".

Homens superam mulheres

Em 2015, ainda segundo o mesmo estudo, os homens superaram as mulheres pela primeira vez no número de buscas relacionadas a penteados.

Atrás do coque masculino, as duas outras tendências mais fortes dos últimos meses foram cabelos penteados para trás com modelador, no estilo Mad Men, e cortes degradê ou fade, em que o comprimento dos fios é variável.

Tranças e cores do arco-íris

No universo feminino, uma das tendências mais marcantes são as tranças (braids, em inglês), que voltaram em peso nos desfiles de moda deste ano. As box braids, tranças com formas geométricas e apliques, e as goddess braids, tranças africanas quase coladas ao couro cabeludo, lideram as buscas no Google desde 2013, com um score particularmente alto nos últimos meses. Onipresentes nos desfiles da temporada primavera / verão 2016, as tranças deverão reinar por muito tempo ainda nas passarelas.

Por fim, as cores brilhantes chegam em terceiro lugar entre as tendências de beleza para cabelos, segundo análise das buscas realizadas no Google desde 2013. A moda recente do granny hair (cabelo da vovó), lançada no primeiro semestre e adotada por estrelas como Kelly Osbourne e Rihanna, posicionou as mechas cinza e prata como campeãs de popularidade. Logo atrás, o tom violeta também vem causando furor na internet, principalmente desde que Katy Perry apareceu com cabelos cor de lavanda na última cerimônia do Grammy Awards. Outra tendência crescente é o cabelo arco-íris, que vem bombando nas ruas e nas buscas feitas por usuários do Google.