Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Emmanuelle Moeglin

Consumidores ganham poder com a crescente personalização de produtos cosméticos

O recente lançamento do app Makeup Genius, da L’Oréal, vem dando o que falar. Não há como negar que a marca encontrou uma maneira fantástica de orientar a escolha dos produtos que melhor correspondem ao tom de pele de cada consumidora e às suas preferências. Mas a ideia não caiu do céu: ela é a concretização do crescente desejo manifestado pelas mulheres de buscar, no universo da beleza, o reflexo de suas necessidades e preocupações pessoais. A Mintel identificou essa tendência à personalização como um elemento de destaque no cenário da indústria de cosméticos em 2014: muitos consumidores não querem mais ser usuários passivos de produtos para pele, cabelos e maquiagem fabricados em série como automóveis numa linha de montagem.

O pelotão de frente dessa tendência à personalização é formado por consumidores jovens que usam a internet no dia a dia e, em busca de soluções rápidas, não hesitam em usar recursos de diagnóstico disponíveis on-line ou nas lojas. No Reino Unido, 24% dos usuários de tintura para cabelo gostariam de encontrar, nas lojas, um serviço que oferecesse soluções personalizadas e os ajudasse a selecionar a tonalidade mais adequada. Os produtos para a pele são os que talvez ofereçam maior potencial para personalização. Nos Estados Unidos, por exemplo, 72% dos usuários de soluções anti-idade se dizem interessados por produtos que sejam desenvolvidos para a faixa etária específica em que se encontram.

Pelo visto, essa tendência chegou com muito fôlego. Porém, um produto personalizado, por definição, deve evoluir para se adaptar às mudanças nos anseios dos consumidores. É vital, portanto, que as marcas continuem a dialogar com os usuários, fazendo com que participem do desenvolvimento de futuros produtos. Só assim a personalização será realmente digna desse nome.

A exemplo da L’Oréal, outras marcas têm levado em conta a maneira como as mulheres combinam certos produtos, adaptando-os às suas necessidades diárias. A seguir, nossa seleção das seis melhores soluções.

Clarins Radiance Plus Golden Glow Booster – solução elegante para mulheres que ocasionalmente desejem acrescentar um leve efeito autobronzeador ao creme que usam habitualmente de dia ou à noite.

Phytomer 12H Moisturizing Flash Gel – hidratação intensa para potencializar cremes faciais ou produtos para maquiagem.

US eSalon – solução sofisticada que reúne consumidores e coloristas numa plataforma on-line, a fim de criar tonalidades personalizadas para o cabelo. Em seguida, os produtos são entregues ao cliente em casa.

Codage – este especialista francês de produtos para a pele coloca à disposição um detalhado questionário on-line com o objetivo de indicar ao consumidor o produto mais adaptado. Outro diferencial criado pela empresa é permitir que o consumidor acrescente ou retire ingredientes das fórmulas.

BeautyDNA – este serviço de assinatura mensal pela internet sugere os produtos de beleza mais adaptados, em função das respostas dadas pelo consumidor a um questionário disponível on-line – mais uma prova de como é importante orientar o cliente em suas escolhas. Segundo relatório da Mintel, uma de cada cinco mulheres americanas (17%) declaram se sentir perdidas diante da quantidade de produtos para o rosto atualmente disponíveis no mercado.

Personal Cell Sciences’ U-Autologous collection – este produto merece o prêmio máximo de personalização, visto que contém células-tronco do cliente, coletadas por meio de um procedimento de minilipoaspiração. Embora essa solução pareça levar a personalização a níveis extremos, não há dúvida de que é cada vez maior o uso de ingredientes biomiméticos, como peptídeos e células-tronco vegetais, que reproduzem mecanismos naturais presentes no corpo humano.

Sobre Emmanuelle Moeglin

Com vários anos de experiência na área de desenvolvimento de perfumes e pesquisas de mercado, Emmanuelle Moeglin mobiliza sua criatividade e seu raciocínio analítico atuando como analista e apresentadora da Mintel em questões ligadas a Fragrâncias e Cuidados Pessoais.

Site da agência : http://brasil.mintel.com/

Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções