Não há nada mais irritante do que encontrar alguém usando o mesmo perfume que você adotou como sua marca registrada. Mas uma experiência de compras nova poderia ajudar os consumidores a confeccionar de maneira fácil e barata sua própria fragrância personalizada.

A loja de departamentos de Londres Selfridges iniciou o conceito Fragrance Lab, de edição limitada, que elimina a ideia de procurar perfumes prontos, estimulando os clientes a criar seus próprios produtos dentro da loja.

Parte de uma campanha maior da loja chamada The Beauty Project, o laboratório deixa os clientes passearem por uma série de zonas interativas, onde se submetem a testes de personalidade para analisar seus gostos.

Perfume N°149 do Fragrance Lab, exclusivamente para o Beauty Project, da...

Perfume N°149 do Fragrance Lab, exclusivamente para o Beauty Project, da Selfridges © Selfridges

Daí, há um período de testes de olfato interativo antes de a assistente da loja apresentar a cada comprador sua fragrância personalizada, junto com uma “receita de fragrância” - uma explanação das descobertas por trás do aroma.

E embora o conceito tenha sido desenvolvido para que cada perfume englobe o caráter do cliente, o formato do frasco, o rótulo e até o vocabulário usado para descrever a fragrância serão feitos sob medida conforme a personalidade de cada um.

De acordo com a Selfridges, “a nova experiência de compras é o exemplo perfeito de como os hábitos, preferências e gostos dos clientes, bem como sua interação física, serão usados no futuro para desenvolver um serviço ou produto personalizado".

Criada em parceria com a consultoria de pesquisa de tendências The Future Laboratory e com o estúdio de design Campaign, o Fragrance Lab funcionará até o dia 27 de junho. Os ingressos custam 65 libras (cerca de 110 dólares) e incluem um frasco de 50 ml de perfume.