Ao longo do século, a empresa familiar Claus Porto entrou para o patrimônio cultural e histórico de Portugal graças a seus perfumes, mas sobretudo por seus luxuosos sabonetes. Cuidadosamente embalados à mão em papel decorado e colorido, eles conquistaram o público de vários continentes.

Francisco Neto, CEO

Francisco Neto, CEO

Em 2015, a marca inaugurou um novo capítulo de sua história quando a família Brito, que há mais de um século estava à frente da empresa Ach Brito (também proprietária das marcas de produtos de higiene pessoal e artigos para barba Ach.Brito e Confiança), decidiu transferir a maior parte do capital da Claus Porto para a Menlo Capital, fundo de investimento e capital de risco. Uma nova equipe foi constituída, coordenada, entre outros, pela diretora artística Anne Margreet Honing e a perfumista Lyn Harris, criadora dos perfumes Miller Harris. Juntas, as duas têm buscado na tradicional herança da marca o impulso para projetá-la rumo a novos horizontes.

"É uma grande honra e uma imensa responsabilidade gerenciar uma empresa com um passado tão impressionante. Nossa missão é dar uma nova dimensão a essa herança tradicional e fazer com que a marca ingresse em uma nova era", explica Francisco Neto, CEO da Claus Porto.

O lançamento de um novo perfume por ocasião do 130° aniversário da marca é uma forma de celebrar essa aventura. "O ponto de partida para essa renovação foi a excepcional trajetória da marca. A criação da fragrância Le Parfum é a demonstração concreta dessa proposta exclusiva", completa Francisco Neto.

O Le Parfum da Claus Porto terá apenas 1887 unidades produzidas – uma clara alusão ao ano de criação da Maison. O número de série será gravado à mão em cada frasco da edição limitada. Com essa proposta exclusiva, a Claus Porto deseja consolidar seu posicionamento como marca de nicho voltada para o universo lifestyle.

O perfume foi criado entre Lisboa e o Porto, cidade em que fica situada a sede da empresa. Com notas de figo, frutas cítricas e madeira de cedro, Anne Margreet Honing e Lyn Harris buscaram traduzir os aromas, as emoções e os momentos de encontro de uma viagem pelas paisagens portuguesas. "A fragrância é um passeio por Portugal e seus tesouros", revela Lyn Harris.

Mundialmente conhecida pela embalagem de seus sabonetes, a Claus Porto queria oferecer um frasco à altura de sua reputação. Pesquisando nos arquivos da Maison, a diretora artística encontrou inspiração em um vidro dos anos 1930, que foi reinterpretado em um frasco elegante e discreto, com linhas curvas e protuberantes e tampa branca. A caixa do produto também é branca, com efeito marmorizado.

"Quem já conhece a marca vai se surpreender com a novidade; quem não conhece, vai descobrir um perfume exclusivo e extremamente delicado", garante Francisco Neto.

O produto está sendo comercializado em perfumarias independentes e lojas de departamento espalhadas pelo mundo – Neiman Marcus e Bergdorf Goodman em Nova York, Liberty e Harrods em Londres –, além de barber shops e concept stores. Em Paris, é vendido principalmente na loja Bon Marché, bem como na perfumaria Marie Antoinette situada na praça Sainte Catherine. Depois de abrir lojas próprias em Lisboa e no Porto, a marca vem estudando a possibilidade de inaugurar outras lojas em grandes metrópoles, como Nova York, Paris, Tóquio e Londres.

"Temos um posicionamento claro como marca de nicho premium. Esse posicionamento se traduz na embalagem, nas matérias-primas, nos materiais, no preço e nos pontos de venda", conclui o CEO.