Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

China - Brasil, jogo de vencedores

À primeira vista, a ideia de traçar um paralelo entre a consumidora chinesa ou japonesa e a consumidora brasileira pode parecer estranha. A maneira de vivenciar a sensorialidade, o ato de se perfumar, a relação com o corpo são alguns dos aspectos em que as diferenças são evidentes quando o assunto é beleza. Depois de uma viagem ao Brasil, Florence Bernardin, diretora da Information & Inspiration e especialista em mercados de cosméticos na Ásia, identifica certas semelhanças entre os dois países – semelhanças que talvez possam influenciar a inovação no setor de cosméticos.

Florence Bernardin

Florence Bernardin

"Existem com certeza muitos pontos em comum que devemos contemplar de forma global", ressalta Florence Bernardin. "Tanto as mulheres chinesas como as brasileiras têm pele com tendência oleosa e sofrem exposição ao sol e à poluição; em ambos os países, as mulheres buscam a beleza natural e cultivam uma relação forte com a água e a higiene".

Leveza, um sonho em comum

Desse desejo compartilhado de proteção e pureza, decorre um profundo anseio por texturas leves, fluidas e aquosas – um anseio evidente na Ásia, mas também no Brasil, onde constatamos uma marcada preferência por texturas não oleosas. As linhas de protetores solares, em particular, oferecem o diferencial "toque seco". Os produtos da La Roche Posay, Avene, L’Oreal e Vichy Capital Soleil Toque Seco SPF50 são alguns bons exemplos.

As fórmulas leves disponíveis em spray conquistaram uma grande fatia do mercado de protetores solares para o rosto na China e Coreia. Também no Brasil, esse tipo de produto faz sucesso, mas principalmente para o corpo (por exemplo, os produtos das marcas Sundown, Golden Plus de O Boticário, Natura, Neutrogena, Dermage e Nivea).

A textura em mousse, muito apreciada na Ásia, também está presente no Brasil, onde oferece leveza e sensorialidade, além de ser tonalizante, proporcionando uniformidade à pele. Essa característica interessante poderia ser exportada para a Ásia, com produtos como Dermage Photoage Mousse FPS50+ e Vichy Capital Soleil BB Aera-Mousse FPS30.

Tonalidade preservada

Os tratamentos antimanchas, bem conhecidos na Ásia com os produtos whitening, estão amplamente presentes no mercado brasileiro com produtos à base de vitamina C, que uniformiza a tonalidade e aumenta a elasticidade da pele. Neste caso, efeito whitening e anti-idade se encontram num mesmo produto (Granado Loção facial Hidra C FPS 15, Dermage Improce C20, L’Oreal Revitalift Clareador, Vichy Liftactive Serum e o novo Serum/Gel Creme RoC C Supérieur Concentrado 16%).

A exemplo da Ásia, o Brasil é um mercado receptivo a tratamentos que eliminam olheiras. Em breve, é provável que vejamos chegar novos produtos à base de vitamina C ou retinol, como o Natura Chronos Pharma Sérum Intensivo Clareador Antissinais.

Maquiagem criativa

Florence Bernardin ressalta que, para oferecer às brasileiras um rímel digno de seus cílios, a próxima etapa talvez busque inspiração nas fórmulas smudgeproof da Ásia: resistentes ao excesso de sebo da pálpebra inferior (evitando manchas que dão a aparência de olhos de panda), elas resistem também à umidade ambiente, sendo retiradas com água morna.
Globalmente, a consultora vê nesse segmento uma dinâmica extremamente promissora. "O mercado ainda é pequeno, mas a criatividade e diversidade dos produtos é muito interessante". Nas lojas Quem disse, Berenice?, do grupo brasileiro O Boticário, a cliente pode, na compra de um mesmo rímel, adquirir diversos tipos de escova que produzem efeitos diferentes. "Essa abordagem multidirecional tem tudo a ver com a criatividade coreana nesse segmento" e - como não podia deixar de ser - "o imenso mercado de esmaltes para unhas atua como uma passarela entre os dois continentes", conclui Florence Bernardin.

Florence Bernardin e Kristel Milet

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

Centdegrés desenha o novo eau de parfum masculino de Eudora, Impression

O recém lançado eau de parfum masculino de Eudora, Impression, fala de um homem sofisticado, que soube criar e aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu para evoluir. Com notas amadeiradas e ambaradas, a fragrância é baseada em cistus labdanum, musk e patchouli. A Centdegrés foi escolhida para representar através do design do (...)

+ informações
Palavra de especialista
EUA: Varejo em festa no feriadão

Laurence Bacilieri
EUA: Varejo em festa no feriadão

Nos Estados Unidos, os resultados das vendas do fim de semana de Thanksgiving (24-27 de novembro) prometem deixar o varejo de excelente humor. Neste ano, 45% dos americanos já tinham começado a fazer as compras para as festas antes de 1° de novembro. Embora 79% dos comerciantes tivessem lançado descontos e promoções mais cedo que no ano (...)

+ informações

Seções