O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) abriu um edital para estimular parcerias de pesquisa e desenvolvimento entre empresas brasileiras e francesas. A proposta de cooperação deve envolver ao menos uma empresa de cada país, que deverá desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado à comercialização. Os interessados em participar podem inscrever projetos voltados para os setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), biotecnologia, saúde, energia, petróleo e gás e cosméticos.

O prazo para inscrição de projetos vai até 30 outubro de 2016.

Para participar as empresas devem previamente negociar o projeto de P&D com seu parceiro e definir como será a divisão das tarefas e dos resultados que forem obtidos com a pesquisa, tanto em termos de propriedade intelectual quanto da produção e comercialização em si.

Empresas que ainda não possuem um parceiro na França poderão se cadastrar no website do projeto (www.brasilfranca.mdic.gov.br), onde integrarão um banco de dados de potenciais parceiros, e poderão buscar uma empresa francesa para desenvolver um projeto conjunto.

Também poderão entrar em contato diretamente com a coordenação do programa no MDIC, pelo e-mail brasilfranca@mdic.gov.br, que oferecerá apoio para essa busca de parceiros.

Os projetos apresentados pelas empresas são avaliados por um Comitê Gestor. Uma vez aprovados por ambos os lados (Brasil e França), os projetos estarão aptos a receber recursos das agências de fomento dos dois países, no caso do Brasil, do BNDES.