O estudo "Green Beauty Barometer" [1] revelou que a grande maioria das americanas lê a lista de ingredientes antes de escolher o produto. Além disso, 40% dessas consumidoras têm a intenção de comprar mais produtos totalmente naturais.

As mulheres na faixa de 35 a 54 anos são as que mais verificam a lista de...

As mulheres na faixa de 35 a 54 anos são as que mais verificam a lista de ingredientes dos produtos cosméticos (65%). © lightpoet / shutterstock.com

"Nos últimos anos, as consumidoras começaram a prestar mais atenção nos produtos absorvidos pelo corpo por meio da alimentação. Em pouco tempo, acabaram ampliando esse cuidado para os produtos que elas passam no corpo", comenta Lisa Strain, cofundadora da Kari Gran, marca de cosméticos e maquiagem.

Evitar sulfatos e parabenos

Os sulfatos lideram a listas de ingredientes que as consumidoras procuram evitar (29%). Em segundo lugar estão os parabenos (22%), seguidos por perfumes sintéticos (18%), compostos de PEG (15%) e óleo mineral (11%).

As mulheres na faixa de 35 a 54 anos são as que mais verificam a lista de ingredientes dos produtos cosméticos (65%). Porém, as outras faixas etárias também mostram resultados expressivos: 63% das mulheres com 18-34 anos e 59% na faixa de 45-54 anos também costumam checar o rótulo. A população mais idosa (55-64 anos) foi a que demonstrou menor interesse, mas mesmo assim não fez feio: 52% das mulheres nessa faixa etária leem a lista de ingredientes.

Preferência natural

Em relação às perspectivas futuras, a pesquisa observou que as mulheres demonstram um nítido interesse por produtos de beleza naturais: 39% dos participantes afirmaram que comprarão mais cosméticos naturais nos próximos dois anos. A geração do milênio (18-34 anos) foi a que mais se mostrou interessada: 50% das pessoas declararam que pretendem consumir mais produtos de beleza naturais nos próximos anos. Nas demais faixas etárias, a população interessada foi de 44% (35-44 anos), 34% (55-64 anos), 31% (45-54 anos) e 30% (mais de 65 anos).

Interrogadas sobre em qual categoria de cosméticos é mais importante comprar produtos naturais, as mulheres citaram principalmente os cuidados para pele (54%), seguindo-se produtos capilares (49%), maquiagem (40%), perfumes (31%) e esmaltes para unhas (26%).

Segundo o estudo Natural Personal Care Global Series, publicado recentemente pelo instituto de pesquisa de opinião Kline, o mercado de cosméticos naturais cresceu 10,6% entre 2013 e 2014. Um outro estudo realizado pela Nielsen indicou que 46% dos entrevistados aceitariam pagar mais caro por um produto de beleza "totalmente natural".