Desenhados de forma a serem pendurados em um suporte para exibição nas lojas, os blisters têm geralmente o dorso em papelão e a parte frontal moldada em plástico transparente, de forma que o consumidor possa ver o artigo. Sem dúvida alguma, é uma das formas de embalagem mais utilizadas no mundo. A novidade é que, a partir de agora, os blisters poderão ser inteiramente fabricados em papelão.

"O processo de desenvolvimento partiu de dois critérios: o impacto ambiental e a facilidade de abertura", explica Eirik Faukland, especialista com longa experiência no setor de embalagens e atual diretor da divisão de P&D da Moltzau. "Para contornar a bem conhecida dificuldade de abrir os blisters de plástico, a ideia inicial era usar papelão para substituir o plástico. A especificidade da solução Cefapac é que as dobras tradicionais deram lugar a linhas perfuradas, o que facilita a abertura da embalagem".

No entanto, como as linhas perfuradas podiam diminuir o nível de proteção do conteúdo, o uso de papelão era crucial. A empresa norueguesa decidiu, então, procurar o fabricante de papelão Iggesund, que produz o Invercote. "A excelente resistência contra rasgos que o Invercote oferece é um parâmetro indispensável à fabricação de embalagens de alta qualidade", explica Eirik Faukland. "Sua solidez e o desempenho demonstrado ao longo das etapas de conformação e introdução do produto são fundamentais".

Vários produtos já usam o Cefapac

A Swix, fabricante de ceras para esqui mundialmente conhecido, já está utilizando o Cefapac para a embalagem de alguns tipos de cera e pretende ampliar o uso dessa solução para outros produtos. O sistema vem sendo também adotado por outros setores do mercado, como curativos e medicamentos não controlados. O Cefapac é adaptado a muitas categorias de produtos tradicionalmente comercializados em blisters, sobretudo cosméticos.

A cera para esqui fabricada pelo líder global Swix é comercializada em uma...

A cera para esqui fabricada pelo líder global Swix é comercializada em uma embalagem que não contém plástico e é fácil de abrir. A embalagem pode acondicionar uma variedade de produtos, como desodorantes ou creme hidratantes, sendo a solução ideal para fabricantes que desejam substituir um material de embalagem de origem fóssil por um material proveniente de fonte de energia renovável, de origem não fóssil. Foto: © Iggesund

Além dos benefícios ambientais e da facilidade de utilização para os consumidores, a Moltzau explica que as embalagens perfuradas Cefapac oferecem a vantagem de aumentar a velocidade do envase nas linhas de acondicionamento, em comparação com processos de moldagem de blisters com dobras.

Premiado várias vezes

No segundo semestre de 2015, o Cefapac venceu o Scanstar, prêmio escandinavo do setor de embalagens. Este ano, o produto receberá o prêmio WorldStar, atribuído pela World Packaging Organisation.

O criador da embalagem, Eirik Faukland, recebeu também aplausos de representantes das associações de vítimas de reumatismo da Suécia e da Noruega. Essas associações têm exortado as indústrias do setor a desenvolver soluções que facilitem a abertura das embalagens pelos usuários.