Durante o salão in-cosmetics, realizado em Paris de 12 a 14 de abril de 2016, a empresa francesa Berkem apresentou sua nova linha de ingredientes Botanykem, composta por extratos vegetais e águas florais. O objetivo dessa empresa especializada em extração é transpor os benefícios do mundo vegetal para o setor de beleza, oferecendo um amplo leque de plantas originárias da França e de outras regiões. As espécies, selecionadas por sua notoriedade ou pelo uso ancestral, são compatíveis com todas as formulações na fase aquosa.

Extração ecologicamente responsável

Os extratos vegetais são obtidos a partir de um método de extração responsável, realizado em baixa temperatura e cinética curta, a fim de obter o máximo de compostos ativos e preservar as propriedades das plantas. Os extratos, comercializados na forma de soluções hidroglicerinadas sem conservantes, constituem uma fonte de moléculas ativas (flavonoides, taninos, vitaminas, AHAs, saponinas, carotenoides, etc.).

As águas florais, obtidas por processo de destilação, são compostas por moléculas aromáticas, atuando como "águas ativadas" quando incorporadas às fórmulas.

French Beauty Routine

No salão in-cosmetics, todos esses ingredientes ganharam destaque graças ao conceito de formulação French Beauty Routine. Foram apresentadas quatro fórmulas, cada uma com dois extratos vegetais e uma água floral: um gel ducha revitalizante, um sérum com efeito calmante, um gel-creme hidratante e um creme protetor para mãos.

"A diversidade dessas fórmulas mostra que a nova linha de ingredientes é perfeitamente adaptada aos produtos de higiene e cuidados para o rosto e o corpo", ressalta Julie Droux, responsável pelo Marketing da empresa.