A sondagem abrangeu 2.186 consumidores com objetivo de compreender a...

A sondagem abrangeu 2.186 consumidores com objetivo de compreender a experiência dos consumidores em matéria de embalagem, analisando os principais desafios com os quais a indústria de embalagens precisa lidar: personalização, aplicação, redução da pegada de carbono, digitalização das lojas e comércio eletrônico. - Foto: © Dima Sidelnikov / shutterstock.com

Realizada em maio deste ano pela ObSoCo em colaboração com o Comitê de Consultoria do salão (que reúne um painel de representantes de grandes marcas do setor), a sondagem abrangeu 2.186 consumidores da Alemanha, Espanha, França e Itália. O objetivo era compreender melhor a experiência dos consumidores europeus em matéria de embalagem, analisando tanto o aspecto funcional como emocional, sob o prisma dos principais desafios com os quais a indústria de embalagens precisa lidar: personalização, aplicação, redução da pegada de carbono, digitalização das lojas e comércio eletrônico.

Preservação do ambiente e segurança, metas em matéria de inovação tecnológica

A primeira grande conclusão que se pode tirar da sondagem é que a maioria dos participantes são favoráveis à inovação: 57% dos entrevistados (dos quais 71% estão na faixa etária de 18-24 anos) consideram que a embalagem inteligente e conectada representa uma fonte preciosa de progresso. Em relação ao setor de beleza/saúde/luxo, para o qual a composição dos produtos é um ponto sensível, 31% dos participantes da sondagem consideram que a embalagem contribui para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Quanto às especificidades do comércio eletrônico, mais da metade dos participantes, independentemente do país de origem, defende a redução do impacto ambiental. As preferências em matéria de design variam conforme o país: 43% dos espanhóis e 38% dos franceses dão preferência a embalagens sólidas, enquanto 33% dos alemães e 32% dos italianos optam por embalagens leves que contribuem para reduzir os resíduos. Esse tipo de variação também se manifesta entre gerações – as embalagens leves são mais apreciadas por jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, enquanto a solidez é um elemento importante para a população com mais de 55 anos.

Vale a pena notar, porém, que a função mais procurada por 35% dos participantes é a garantia de proteção do produto ou da fórmula.

A indicação da origem do produto também se destacou na sondagem como um elemento essencial entre as informações presentes na embalagem. Para 32% dos franceses, a embalagem serve principalmente como "fonte de informações úteis sobre os produtos". Quanto ao tipo de informação mais procurada, 24% dos participantes de todos os países envolvidos querem conhecer a origem geográfica do produto, 19% priorizam a composição e 18% estão interessados em saber a identidade do produtor.
Essa função também se confirma no setor de beleza/saúde/luxo: 27% dos entrevistados atribuem um papel informativo à embalagem, mas vale notar que 16% consideram que ela é "o objeto que permite comprar a dose certa", enquanto 13% ressaltam o valor que ela agrega ao produto - tendência evidenciada sobretudo no setor de luxo.

All4Pack: muitos eventos em um só

O evento promete dar destaque ao que há de melhor em matéria de inovação. Vitrine de tendências e novidades, a seção Pack Innovation apresentará um panorama global do setor, mostrando dez soluções inovadoras para embalagens. O espaço Best Pack, em colaboração com escolas internacionais de design, terá como foco a embalagem conectada e o comércio eletrônico. No programa de televisão, os convidados trocarão ideias sobre as abordagens observadas e traçarão uma visão prospectiva do setor.

Por último, a edição 2016 apresentará, com exclusividade mundial, a exposição 10/10, do Pentawards - retrospectiva excepcional com uma seleção das melhores embalagens que venceram prêmios de criatividade nos últimos dez anos, em dez categorias.