Especializada no desenvolvimento de soluções para amostragem de artigos de beleza, higiene pessoal e perfumaria, a Adhespack adquiriu há quase dois anos a SkinLab, que atua na formulação, produção, envase e regulamentação de cosméticos para terceiros. O objetivo era ampliar o portfólio das duas marcas, aumentando a participação no mercado para ambas. O passo seguinte na estratégia de expansão foi investir na criação da Adhespack Divisão Gráfica, dando início à concepção de rótulos, displays e materiais promocionais.

Daniel Almeida, diretor executivo da Adhespack

Daniel Almeida, diretor executivo da Adhespack

Neste ano, a companhia fundada em 2000 passou a se apresentar como Adhespack Group, atuando em regime full service e capaz de transformar uma simples ideia de um produto em um cosmético pronto para a venda ao cliente final. “Nosso sistema full service se diferencia pela verticalização do processo por meio da total sinergia entre as três divisões que compõem o grupo. Temos condições de oferecer todos os serviços, desde o desenvolvimento, formulação e registro com a Anvisa, até o envase, incluindo cartuchos e amostragem”, afirma Daniel Almeida, diretor executivo da Adhespack.

O regime full service tem como principal vantagem o controle preciso de todas as etapas da cadeia produtiva, otimizando recursos financeiros e de tempo. “Temos a facilidade de apenas um interlocutor para todo o processo, a redução de custos e de prazos de entrega”, cita Almeida. Mas os clientes também têm a possibilidade de contratar apenas partes do processo ou produtos de forma independente. Uma empresa que já fabrica artigos de cuidados pessoais pode, por exemplo, utilizar somente os serviços gráficos disponibilizados pelo grupo para embalar, identificar e apresentar seus produtos.

A flexibilidade e a capacidade de adaptação à necessidade do cliente é uma importante característica nossa. Cada uma de nossas divisões especializadas está estruturada para oferecer produtos e soluções competitivas para o mercado”, diz o diretor da empresa.

Desde a aquisição da SkinLab, a Adhespack tem ampliado o catálogo de soluções em amostragem. Além de seus produtos já consolidados no mercado – como os papéis olfativos e os impressos aromatizados da linha Scent e o Make Up Sticker, para a promoção de itens de maquiagem –, a marca agora conta com amostras convencionais em sachês, blisters e flaconetes.

Daniel Almeida também destaca a nova ferramenta de marketing interativo Digital Sampling. Por meio de um aplicativo, a amostragem permite a divulgação de conteúdos diversos, como composição, tutoriais, preços e endereços físicos ou virtuais para compra, além da coleta de dados do consumidor, possibilitando traçar estratégias direcionadas a cada tipo de perfil.

Nestes quase dois anos de incorporação, a SkinLab já dobrou seu faturamento, de acordo com o diretor executivo. “A empresa conta ainda com um potencial enorme de crescer no mercado”, afirma ele. Para o Adhespack Group, a expectativa é de registrar um crescimento de 20% neste ano, “resultado bastante influenciado pelo aumento de nossa participação no mercado internacional, especialmente na América Latina”, declara Almeida.

Presente no mercado externo há apenas quatro anos, a Adhespack tem um escritório comercial instalado nos EUA e distribuidores em diferentes países da Europa. Atualmente, as vendas internacionais representam 20% do faturamento total da companhia.