A oitava edição da conferência Beauty of Sourcing with Respect, que será realizada em 26 de maio de 2016, em Paris, pela União para o Biocomércio Ético (UEBT), terá como tema central a maneira como as empresas e marcas geram valor a partir da utilização ética de recursos da biodiversidade.

Grandes marcas – como Natura, Weleda, Lush e Body Shop – trocarão experiências e apresentarão as estratégias por elas definidas para os próximos anos. O evento reunirá especialistas para debater sobre o crescente interesse, nos últimos dez anos, em relação à utilização ética de recursos da biodiversidade, e para tentar traçar um panorama do futuro do setor. Para embasar os debates, serão apresentados resultados de pesquisas recentes, produzidos, entre outros, pelo Barômetro da Biodiversidade, relatório elaborado pela UEBT a partir de uma amostra com 7 mil consumidores de 7 países.

"As pesquisas realizadas pela UEBT nos últimos oito anos mostram a crescente conscientização dos consumidores e revelam a que ponto eles esperam que as empresas adotem uma postura de respeito pela biodiversidade", explica Rik Kutsch Lojenga, diretor executivo da UEBT.

Para as empresas que oferecem inovações a partir da biodiversidade, as novas legislações nacionais que ratificam o Protocolo de Nagoya, adotado pelas Nações Unidas em 2014, representam uma importante mudança de paradigma, por exigirem que as empresas obtenham autorização prévia e negociem uma repartição justa e equitativa dos benefícios, antes de dar andamento a projetos de P&D que envolvam a biodiversidade de um país. Representantes da Nestlé, da L’Oréal e da Beraca apresentarão experiências concretas desenvolvidas por suas companhias nessa seara.

Mais informações: http://ethicalbiotrade.org/bsr2016/