Foi divulgado esse mês, pela L’Oréal, o primeiro relatório de Progresso em Óleo de Palma com os mais recentes resultados e as inovações implementadas para a obtenção 100% responsável de óleo de palma e de seus derivados.

A empresa utiliza menos de 400 toneladas dessa matéria prima por ano, mas compra derivados em uma quantidade equivalente a 60.000 toneladas. O consumo permanece baixo, representando 0,1% da produção mundial. “No entanto, o Grupo quer estar entre as empresas mais responsáveis do mundo e liderar pelo exemplo no que tange à questão do fornecimento sustentável desse óleo,” explica a empresa.

Desde 2012, 100% da palma da multinacional francesa tem a certificação RSPO [1]. Mas o desafio é a rastreabilidade da cadeia de fornecimento dos derivados e como melhorar as práticas dentro desta cadeia. A L’Oréal segue uma abordagem de três pilares.

1. Rastrear os derivados para dar plena transparência. Desde 2014, a empresa implementou uma abordagem inédita no setor de químicos à base de óleo e começou a mapear toda a sua cadeia de fornecimento e a rastrear os derivados a partir de sua origem. Em 2015, a L’Oréal conseguiu rastrear 80% de seus derivados até o nível das refinarias, e 50% até as usinas.

2. Apoiar os pequenos produtores independentes. A L’Oréal também tem o compromisso de apoiar pequenos produtores independentes, que enfrentam desafios como o desmatamento e condições de vida difíceis. Através de uma parceria com diversas partes interessadas, a companhia ajuda a conectar pequenos produtores à demanda do mercado de óleo de palma com “Zero Desmatamento”, incentivando práticas agrícolas sustentáveis.

3. Promover mudanças no setor de palma ao transformar as políticas de compra.
A L’Oréal criou um “Índice de Palma Sustentável”. Estes novos critérios de avaliação para avaliar os fornecedores de derivados de palma se baseiam em seus compromissos e realizações com relação ao conhecimento da cadeia de fornecimento, práticas de obtenção sustentável e o cumprimento com a política de Desmatamento Zero.

Até o final de 2016 a L’Oréal publicará este novo Índice de Palma Sustentável e o disponibilizará para todas as empresas, negócios e parceiros do setor de palma. O objetivo é apoiar o esforço de todas as partes interessadas de se comprometer com o fornecimento sustentável de palma e com o Desmatamento zero”, anunciou Alexandra Palt, Diretora Executiva de Sustentabilidade da L’Oréal.