A empresa mundial de produtos químicos Huntsman desenvolveu um novíssimo tipo de dióxido de titânio (TiO2), de elevado grau de pureza, que pode ser utilizado para melhorar a opacidade dos produtos cosméticos de qualidade superior que devem proporcionar uma cobertura uniforme excelente.

O pigmento AFDC 101 Hombitan é uma forma anatase não revestida, único, de elevada pureza do TiO2 com uma distribuição granulométrica muito estreita. “Assegurando melhores resultados de opacidade do que as gamas de pigmento branco, o pigmento AFDC 101 Hombitan é especialmente adequado para utilização em formulações cosméticas sofisticadas, incluindo bases, sombras de olhos, pós para o rosto e batons,” disse a empresa.

O pigmento AFDC 101 Hombitan, que é de origem mineral, é criado utilizando uma tecnologia especial de processamento concebida pela Huntsman, que lhe confere um maiorcontrole sobre o tamanho dos cristais e a distribuição das partículas. Utilizando a sua tecnologia aperfeiçoada de controle do tamanho do cristal, a Huntsman consegue produzir distribuições do tamanho do cristal otimizadas, de modo a refletir comprimentos de onda de luz selecionados. No caso do pigmento AFDC 101 Hombitan, o resultado é um produto que combina a suavidade de um pigmento anatase com a opacidade de um pigmento rutilo.

O lançamento do pigmento AFDC 101 Hombitan representa um enorme avanço na nossa oferta de TiO2 para o setor de cosméticos de qualidade superior. É o primeiro produto fabricado utilizando a nossa tecnologia aperfeiçoada de controle do tamanho dos cristais, que nos confere a capacidade de ajustar o tamanho e a distribuição das partículas que mais se adequam a aplicações específicas. O pigmento AFDC 101 Hombitan tem sempre partículas finas numa distribuição que é sempre estreita. Não há nenhum outro produto que ofereça as mesmas propriedades,” afirmou Reiner Mertscheit, Diretor de Vendas e Marketing na Huntsman.

Utilizado como um aditivo de cor idêntica, natural, branco, o pigmento AFDC 101 Hombitan pode ser eficaz utilizado isoladamente ou em combinação com pigmentos de cor. Rápido e fácil de utilizar, dispersa-se rapidamente nas formulações e é ideal para utilização em sistemas aquosos, tais como cremes, que utilizam a água como um agente de humedecimento.

O pigmento AFDC 101 Hombitan cumpre os regulamentos pertinentes, incluindo as normas ISO 9001 (qualidade); ISO 14001 (ambiente); ISO 18001 (saúde e segurança); ISO 22000/FSSC 22000 (alimentação); e Ecocert / Cosmos. Também cumpre as exigências kosher e halal.