Christophe Paillet, Exsymol

Christophe Paillet, Exsymol

Brazil Beauty News - A Exsymol lançou um novo ativo fotoprotetor na última edição do in-cosmetics. A proteção da pele contra agressões externas foi uma das principais tendências do salão. Que contribuição a fotoproteção pode oferecer?

Christophe Paillet - A fotoproteção é um tema transversal, com aplicações em muitas soluções cosméticas, como anti-idade, proteção solar e antipoluição, que são efeitos muito procurados pelos consumidores.

Buscando inspiração em matérias-primas naturais, desenvolvemos e patenteamos uma molécula biologicamente superior: SOLEXYL®. Trata-se de um derivado conjugado do tioácido metilpropenoico, isômero da Entadamida A, presente em cipós tropicais. O princípio ativo é capaz de proporcionar ação fotoprotetora semelhante à dos cromóforos naturais (melanina, triptofano, ácido urocânico, etc.), mas sem provocar os efeitos indesejáveis observados com esses cromóforos naturais - como envelhecimento prematuro, inflamação, imunossupressão, etc. Os testes realizados pela Exsymol evidenciaram, entre outras propriedades, a extraordinária capacidade fotoprotetora, antioxidante e anti-inflamatória dessa nova molécula, posicionando-a como um anti-imunossupressor.

Brazil Beauty News - Nesta última edição do in-cosmetics, observamos que uma atenção especial vem sendo dada a todas as fontes de agressão, tanto externas como internas.

Christophe Paillet - Existe uma unanimidade cada vez maior em reconhecer que, em grande parte, o aspecto da pele é o resultado de agressões externas e internas, visto que ambos os lados geram estresse, seja ele crônico ou não. Por isso, estamos reforçando nossa atuação no campo do impacto causado à pele pelo estresse psicológico.

Um novo estudo sobre o Epidermosil® - que é um tipo de silanol (silício orgânico estabilizado pelo ácido hialurônico de baixo peso molecular) - demonstrou eficácia contra os efeitos do estresse psicológico sobre a epiderme, entre os quais atrofia e dermatoporose. A ação desse princípio ativo baseia-se em um mecanismo original: é direcionada ao hialurosoma, que atua como uma verdadeira fábrica de ácido hialurônico e como regulador do crescimento celular.

Brazil Beauty News - Para que outros segmentos de cosméticos a Exsymol apresentou produtos no salão in-cosmetics 2017?

Christophe Paillet - Decidimos valorizar nossa expertise no segmento de cuidados do corpo, levando para o salão um panorama de nossos conceitos e princípios ativos com ação redutora e tonificante, além de uma apresentação detalhada dos resultados obtidos recentemente com um extrato de algas vermelhas que atua na inibição da lipólise e no controle da adipogênese, sendo particularmente eficaz contra o efeito ioiô.

Demos também destaque à oferta de dermocosméticos, outro segmento que vem crescendo muito. A partir de resultados obtidos em testes de escarificação com modelos de queratinócitos ou fibroblastos, descobrimos novos elementos na área da cicatrização proporcionada por princípios ativos como Glistin® ou Epidermosil®, que anteriormente tinham um posicionamento mais tradicional na fabricação de cosméticos.

No segmento de moléculas anti-idade, apresentamos os resultados de um recente estudo clínico relativo ao efeito anti-idade global, contorno dos olhos e antirrugas. O estudo comprovou os benefícios que resultam da sinergia entre MeiYanoL® e Algisium®. O MeiYanoL®, extrato de flores de sabugueiro-negro que diminui olheiras e bolsas na região dos olhos graças a um mecanismo original, foi apresentado pela primeira vez ao mercado em 2015. Aliás, essa substância foi um dos temas apresentados em nosso módulo de exposição na galeria Sustainability Corner, dedicada à política de RSE. Quanto ao Algisium®, há várias décadas é considerado uma substância indispensável por sua ação reestruturante e tonificante.

Por último, apresentamos também um novo produto que amplia nossa linha de ativos anti-idade: o OLEOSTERINES® HOUBLON, fração insaponificável de lúpulo que redesenha a forma oval do rosto, graças ao efeito "V-reshaping". A ação resulta principalmente de um mecanismo adipogênico que inibe a perda de volume característica do envelhecimento facial.