Terceiro maior mercado mundial de produtos cosméticos, o Brasil avalia que o setor manterá um nível de crescimento superior a 10% ao ano (+11% em 2014, segundo a ABIHPEC), o que poderia conduzi-lo, até 2020, ao segundo lugar do ranking, atrás dos Estados Unidos. Os dois dígitos que caracterizam esse crescimento devem, porém, ser relativizados: em 2014, o país registrou inflação de 6,40%. A previsão, segundo o FMI, é de que a inflação alcance 7,5% em 2015, antes de começar a perder força.

De acordo com o organizador, os dois eventos reuniram cerca de 500 expositores, entre fornecedores locais e internacionais (matérias-primas, embalagens, fórmulas, terceirização de serviços, equipamentos industriais), levando aos 17 mil visitantes profissionais aguardados as inovações e tendências que estão despontando no mercado.

A edição 2015 da FCE Cosmetique foi uma oportunidade para destacar o crescimento de várias empresas brasileiras do setor, a exemplo da Nanovetores, cujos negócios foram impulsionados pela crescente procura por ativos encapsulados. A empresa, especializada na encapsulação de princípios ativos naturais em meio aquoso, apresentou uma ampla gama de fragrâncias e ingredientes encapsulados em partículas de 200 a 300 nanômetros, que facilitam a aplicação de produtos destinados a tratamentos para rosto, corpo, cabelo e até aplicações têxteis.

No segmento de amostras promocionais, a empresa brasileira Adhespack apresentou a nova linha de Self Sampling, conjunto de ferramentas para distribuição automática de amostras, destinadas a pontos de venda e campanhas de apresentação de produtos. Já o Grupo Arcade Beauty (resultado da fusão entre a Arcade e a Bioplan) escolheu a FCE para lançar, com exclusividade, seu novo nome e logotipo. Outro lançamento exclusivo da empresa na FCE foi o Proteo, embalagem transportável de 50 ml, criada e desenvolvida no Brasil pela Aptar. A industrialização e o envase dos sachês desse novo produto ficam a cargo da Arcade Beauty.

Esta edição da FCE Cosmetique contou também com a participação ativa de empresas internacionais de terceirização de serviços, como Intercos, Weckerle e Fareva Chromavis, que apresentou, pela primeira vez, sua linha de produtos Mystical Treatments, série de fórmulas destinadas a tratamentos cosméticos, desenvolvidas e produzidas para atender às especificidades do mercado brasileiro.

Entre os fornecedores de ingredientes, a Solabia, empresa francesa instalada no Brasil, apresentou sua linha de ingredientes à base de biomassa de diversas regiões do país (Amazônia, Pampa Brasileiro, Cerrado e Mata Atlântica). A SEPPIC, por sua vez, apresentou seu novo laboratório de aplicações voltado para o mercado brasileiro.

Tradicional parceira do salão FCE Cosmetique, a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) realizou simultaneamente o 28° Congresso Brasileiro de Cosmetologia. Profissionais e cientistas tiveram, durante os três dias do salão, a oportunidade de dialogar sobre os principais temas inerentes ao desenvolvimento técnico da indústria de cosméticos, tais como questões de regulamentação, a expansão do segmento de produtos solares e o crescimento vertiginoso das nanotecnologias.

Mesmo com a concorrência de outros salões especializados que chegaram recentemente ao país (in-cosmetics Brasil e MakeUp in São Paulo), a FCE Cosmetique - que reúne protagonistas de todos os segmentos - tem a firme intenção de continuar oferecendo esse espaço de encontro anual, tão apreciado pela maioria dos profissionais brasileiros. "Trata-se de um evento com alto potencial, bem adaptado ao mercado e com grande concentração de informações em todos os níveis", ressalta Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, empresa organizadora do salão.