Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

A 20ª edição da FCE Cosmetique reflete a dinâmica do mercado brasileiro

Principal plataforma de encontro entre os protagonistas da indústria brasileira de cosméticos, o salão FCE Cosmetique, que acaba de ser realizado em São Paulo paralelamente à FCE Pharma, comemorou este ano seu 20° aniversário em um cenário de crescimento contínuo.

Terceiro maior mercado mundial de produtos cosméticos, o Brasil avalia que o setor manterá um nível de crescimento superior a 10% ao ano (+11% em 2014, segundo a ABIHPEC), o que poderia conduzi-lo, até 2020, ao segundo lugar do ranking, atrás dos Estados Unidos. Os dois dígitos que caracterizam esse crescimento devem, porém, ser relativizados: em 2014, o país registrou inflação de 6,40%. A previsão, segundo o FMI, é de que a inflação alcance 7,5% em 2015, antes de começar a perder força.

De acordo com o organizador, os dois eventos reuniram cerca de 500 expositores, entre fornecedores locais e internacionais (matérias-primas, embalagens, fórmulas, terceirização de serviços, equipamentos industriais), levando aos 17 mil visitantes profissionais aguardados as inovações e tendências que estão despontando no mercado.

A edição 2015 da FCE Cosmetique foi uma oportunidade para destacar o crescimento de várias empresas brasileiras do setor, a exemplo da Nanovetores, cujos negócios foram impulsionados pela crescente procura por ativos encapsulados. A empresa, especializada na encapsulação de princípios ativos naturais em meio aquoso, apresentou uma ampla gama de fragrâncias e ingredientes encapsulados em partículas de 200 a 300 nanômetros, que facilitam a aplicação de produtos destinados a tratamentos para rosto, corpo, cabelo e até aplicações têxteis.

No segmento de amostras promocionais, a empresa brasileira Adhespack apresentou a nova linha de Self Sampling, conjunto de ferramentas para distribuição automática de amostras, destinadas a pontos de venda e campanhas de apresentação de produtos. Já o Grupo Arcade Beauty (resultado da fusão entre a Arcade e a Bioplan) escolheu a FCE para lançar, com exclusividade, seu novo nome e logotipo. Outro lançamento exclusivo da empresa na FCE foi o Proteo, embalagem transportável de 50 ml, criada e desenvolvida no Brasil pela Aptar. A industrialização e o envase dos sachês desse novo produto ficam a cargo da Arcade Beauty.

Esta edição da FCE Cosmetique contou também com a participação ativa de empresas internacionais de terceirização de serviços, como Intercos, Weckerle e Fareva Chromavis, que apresentou, pela primeira vez, sua linha de produtos Mystical Treatments, série de fórmulas destinadas a tratamentos cosméticos, desenvolvidas e produzidas para atender às especificidades do mercado brasileiro.

Entre os fornecedores de ingredientes, a Solabia, empresa francesa instalada no Brasil, apresentou sua linha de ingredientes à base de biomassa de diversas regiões do país (Amazônia, Pampa Brasileiro, Cerrado e Mata Atlântica). A SEPPIC, por sua vez, apresentou seu novo laboratório de aplicações voltado para o mercado brasileiro.

Tradicional parceira do salão FCE Cosmetique, a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) realizou simultaneamente o 28° Congresso Brasileiro de Cosmetologia. Profissionais e cientistas tiveram, durante os três dias do salão, a oportunidade de dialogar sobre os principais temas inerentes ao desenvolvimento técnico da indústria de cosméticos, tais como questões de regulamentação, a expansão do segmento de produtos solares e o crescimento vertiginoso das nanotecnologias.

Mesmo com a concorrência de outros salões especializados que chegaram recentemente ao país (in-cosmetics Brasil e MakeUp in São Paulo), a FCE Cosmetique - que reúne protagonistas de todos os segmentos - tem a firme intenção de continuar oferecendo esse espaço de encontro anual, tão apreciado pela maioria dos profissionais brasileiros. "Trata-se de um evento com alto potencial, bem adaptado ao mercado e com grande concentração de informações em todos os níveis", ressalta Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, empresa organizadora do salão.


Kristel Milet
Tradução: Maria Marques

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Cosmetics Inspiration & Creation
Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos - Tendências nos EUA

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude. Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico. Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde (...)

+ informações

Seções