Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Laurence Bacilieri

50+: Geração de valor

A geração baby boomer (pessoas que nasceram entre 1946 e 1964) representa 45% da população americana. Um público com considerável poder aquisitivo, em que os mais jovens completaram, em 2014, 50 anos. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen & Boom Agers, essa fatia da população detém cerca de 70% da renda e domina o mercado de consumo, totalizando atualmente 80 milhões de consumidores. Com o envelhecimento da população, em 2050 o país terá 161 milhões de consumidores com mais de 50 anos, o que representa um aumento de 63% em relação a 2010.

Sinalizando essa realidade, uma nova categoria foi criada: a Upscale Baby Boomers, que corresponde às pessoas com renda anual superior a 250 mil dólares ao ano – ou seja, bem mais ricas que as da geração Millenials. Ávido por produtos de luxo, sensível à publicidade e à moda, esse grupo de consumidores declara ter projetos de férias em grande estilo (30%) e comprar cosméticos de marcas de luxo (18%), mas a lista inclui também vinhos requintados, joias caras...

Adeus aos tradicionalistas e sua poupança amealhada durante a vida toda. Adeus ao vovô de cabelos brancos sentado em sua cadeira de balanço. Os "respeitáveis senhores" da geração baby boomer sabem exatamente o que querem, não têm tempo a perder e não pretendem parar de trabalhar. Os americanos amam a juventude e, principalmente, a aparência jovem. Por isso, não é de surpreender que, em dois anos, o número de aplicações de Botox tenha aumentado em 680%. Nada mais natural, também, que a indústria de produtos anti-idade venha navegando de vento em popa, movimentando, em 2013, 262 bilhões de dólares. O objetivo é dar à pele o que as pesquisas atuais têm de melhor a oferecer, custe o que custar.

Uma coisa é certa: para essa geração, não são as mulheres que devem se adaptar à oferta de cosméticos – ao contrário, cabe à indústria de beleza oferecer soluções sob medida, especialmente desenvolvidas para elas.

Personalização em alta

Foi pensando nessa busca pela personalização que a marca Ioma criou um novo serviço. Em dez minutos, a consumidora pode dispor de conselhos especializados, desde o diagnóstico até a indicação de produtos cosméticos adaptados às suas necessidades e formulados sob medida pela Ioma Factory.

Aliás, existiria uma solução universal? Os suplementos alimentares não produzem necessariamente os mesmos benefícios em indivíduos diferentes. Essa é a hipótese defendida pela GCS, responsável pelo desenvolvimento de um serviço on-line revolucionário, que analisa gratuitamente a constituição genética do consumidor e cria os suplementos mais adequados para o seu corpo.

Cosméticos de altíssimo padrão

A criatividade transbordante das marcas tradicionais de cosméticos não passou despercebida nesses últimos meses. A Filorga, por exemplo, lançou Skin Absolute, tratamento altamente sofisticado. Postulado de base: o corpo precisa ser mergulhado no escuro, pois a pele tira proveito da ausência de luz para sua reparação e regeneração, graças à expressão dos "genes relógio". O Skin Absolute é um creme noturno que contém pó de meteorito, ingrediente que confere sua cor negra e textura laqueada. No momento de aplicar, entretanto, a cor desaparece como num passe de mágica.

Skin Absolute, Filorga

Skin Absolute, Filorga

Outro exemplo é a Shiseido: a marca inaugura uma nova era no universo dos cosméticos com o lançamento do Ultimune Concentré Activateur Energisant, fruto de um trabalho de pesquisa sobre o sistema imunitário que recebeu o Prêmio Nobel em 2011. A Shiseido descobriu que a pele possui seu próprio sistema imunitário e que o equilíbrio desse sistema sofre constantes agressões. Ultimune age diretamente nas células de Langerhans, reativando as defesas e promovendo a regeneração da pele.

Assim, num mundo em que o anonimato é, cada vez mais, uma fonte de angústia, a indústria de cosméticos oferece um manto de individualidade que conforta o consumidor – um efeito que, por si só, é capaz de deixar a pele mais bela.

Laurence Bacilieri (Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Laurence Bacilieri

Laurence Bacilieri especializou-se na indústria de cosméticos, na qual atua há mais de 30 anos. Sua trajetória inclui experiências como jornalista para a imprensa especializada, consultora expert em beleza para um programa da televisão americana e consultora sênior para o Mintel Group. Titular de um MBA pela Universidade de Columbia, ela fala fluentemente o inglês e o francês.

Com um trabalho 100% focalizado no monitoramento dos mercados de cosméticos, Laurence Bacilieri criou a Cosmetic Ressources, escritório de consultoria em Marketing Intelligence especializado em beleza, novas tendências de produtos e conhecimento dos consumidores.

Laurence Bacilieri presta assessoria a empresas, ajudando-as a vencer os desafios no processo de desenvolvimento de produtos e marketing.

Site da agência:
http://cosmeticressources.org

Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções